GHC divulga nova atualização em relação ao surto de Covid-19
Coordenador do Controle de Infecção Hospitalar reforçou os cuidados necessários para o correto monitoramento e controle de casos da variante DeltaO Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre confirmou mais um óbito e um total de 148 casos confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) em virtude de surto identificado no Hospital Conceição. Com os dados desta sexta-feira (20), a instituição contabiliza desde o dia 4 de agosto, quinze mortes. O novo óbito foi registrado no dia 19: mulher de 84 anos que já havia completado as duas doses de Coronavac. Ela apresentava comorbidades cardiológicas e neurológicas.
Até o momento são 88 pacientes e 60 colaboradores infectados. Dos pacientes infectados, 56 (63,6%) completaram o programa vacinal (duas doses ou dose única). Entre os colaboradores, 49 estão vacinados (81,7%). Não foi registrado morte entre os colaboradores.
Ontem (19), o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Conceição recebeu o resultado do sequenciamento genético completo das amostras dos infectados, realizado pela Fiocruz. A apuração confirmou que dois pacientes internados estavam com a cepa Delta.
Reforço nos cuidados
Nesta sexta-feira, Renato Cassol coordenador do Controle de Infecção Hospitalar, reforçou os cuidados necessários para o correto monitoramento e controle de casos da variante Delta. Segundo o especialista, a tendência é que ocorra um pico de infecções pela variante Delta no Rio Grande de Sul entre os meses de setembro a novembro. Ele alertou aos colaboradores para que mantenham os cuidados para evitar novas infecções, buscando ainda identificar pacientes ou colegas com sintomas respiratórios suspeitos e orientando os mesmos a realizarem as testagens disponibilizadas pelo GHC.
Estabilização
Na segunda-feira (16), a epidemiologista Ivana dos Santos Varella, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, destacou que há um tendência de estabilização. “Estamos observando uma estabilização dos casos, sem novas áreas de surtos afetadas nos últimos dias. Tivemos um grande pico de identificação de casos entre os dias 4 e 10 de agosto, com 12 amostras positivas em pacientes em um único dia. Entre os colaboradores, o pico de deu os dias 6 e 9 de agosto. Estamos em uma fase de estabilização e intensificaremos as testagens. O surto será considerado encerrado quando não houver aparecimento de novos casos entre um período de 14 dias.”
Matérias relacionadas
Novas confirmações da Fiocruz demonstram avanço da variante Delta no RS
Prefeitura de Porto Alegre confirma circulação e transmissão comunitária da variante Delta
Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações
Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no Rio Grande do Sul