Gestão e Qualidade | 22 de janeiro de 2016

GHC anuncia reforma do Centro Obstétrico

Obras qualificarão o atendimento às gestantes no hospital
GHC anuncia reforma do Centro Obstétrico

A assistência a mais de quatro mil partos por ano garante ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) a condição de uma das maiores maternidades no Rio Grande do Sul. Para qualificar o atendimento prestado, a estrutura do Centro Obstétrico passará por uma reforma a partir de abril próximo, com o objetivo de adequar os ambientes às mudanças no modelo de atenção previstas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

“A equipe do Centro Obstétrico/Linha de Cuidado Mãe-Bebê do HNSC trabalha centrada nas necessidades, singularidades e direitos das mulheres e hoje é referência no Rio Grande do Sul e no Brasil pela qualidade do serviço. A reforma vem contribuir para melhorar ainda mais a assistência”, destaca a diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes.

A reestruturação prevê a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que oportunizem a privacidade e o conforto da mulher e do acompanhante de sua escolha durante todo o trabalho de parto e o próprio parto. “Hoje em dia temos um pré-parto coletivo, em que, para proporcionarmos a privacidade e a participação dos acompanhantes, temos que utilizar biombos. Após a reforma, teremos salas individualizadas, com banheiro e espaço para a deambulação, disponibilizando privacidade e conforto para as pacientes e familiares e melhores condições de trabalho para a equipe de profissionais”, explica o coordenador da Rede Cegonha no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Paulo Sérgio Mário. “O Ministério da Saúde tem proposto essas mudanças com salas PPP, assim vamos poder melhorar a ambiência das maternidades”, afirma Mário.

Além disso, a coordenadora da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição, Lisete Ambrosi, conta que a melhora favorece a implementação das boas práticas assistenciais, cientificamente comprovadas, como a promoção do parto fisiológico, manejo não farmacológico do trabalho de parto, posições de escolha da mulher para o parto, contato pele a pele entre mãe e bebê imediato e contínuo após o nascimento e o incentivo à amamentação na primeira hora de vida. Também permite que a mãe, o bebê e o acompanhante permaneçam juntos após o nascimento. Medidas essas que garantem a humanização do atendimento.

O GHC vai investir cerca de R$ 5 milhões na obra de modificação do Centro Obstétrico do HNSC, com recursos do Plano de Investimentos (PI) do ano de 2016 da instituição.

VEJA TAMBÉM