Gestão baseada em valor exige novos conhecimentos, afirmam líderes e especialistas
Professores do novo MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde definem perfil e atributos do novo gestor“Vivemos em um momento comandado por transformações rápidas e exponenciais, de forma nunca antes vista. E esta velocidade só tende a aumentar. Quem não entender isto poderá ser surpreendido na mesma intensidade”. Com estas palavras, o epidemiologista, Mestre e Doutor (UFRGS), Paulo Petry, desafia diariamente os seus alunos a não negligenciarem a velocidade das mudanças e a necessidade de se adaptar às exigências da atualidade. Petry é coordenador dos cursos de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde), mantida pelo IAHCS, organização pioneira na formação de gestores para a área da saúde, com sede em Porto Alegre.
O IAHCS foi a primeira instituição a lançar a pós-graduação em Administração Hospitalar no sul do país, em 1975. ” Com 44 anos de atuação, o IAHCS mantém hoje a Fasaúde, que neste ano, lançou o primeiro curso no Brasil com conteúdos que apresentam as novas tendências e inovações na saúde, tendo a gestão e a entrega de valor como foco para apresentar as diferentes perspectivas que têm ditado as mudanças de paradigmas no mercado da saúde”, explica Petry.
xxxx
O MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde surgiu, de acordo com Petry, com o desafio de “abrir a mente de gestores e profissionais da assistência. Existem novas dificuldades, mas igualmente há muitas oportunidades. Hoje, cada vez mais, se impõe a necessidade de gerar soluções para os gargalos e ineficiências presentes no mercado da saúde. Muitas compreensões estão difusas em relação ao que é gerar valor, por isso o profissional deve estar preparado para entender conceitos e os diferentes interesses que se inter-relacionam nos segmentos da saúde. Não é possível gerar valor sem compreender esta complexidade e as nuances que envolvem o tema”.
A pós-graduação terá 360 horas com encontros quinzenais em Porto Alegre, aos sábados (em algumas datas selecionadas, haverá aulas também na sexta-feira à noite). O curso tem previsão de início para o dia 27 de setembro.
Os professores Luiz Felipe Costamilan, Salvador Gullo Neto e Fernando Torelly fazem parte do corpo docente “escolhido cuidadosamente no mercado nacional”, diz Petry.
Alinhamento para gerar valor
Luiz Felipe Costamilan (com passagens pela ANAHP e atualmente no Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde/CBEXs) destaca que o mercado da saúde tem como desafio “alinhar os incentivos econômicos em favor da saúde do cidadão. Hoje, a maioria dos prestadores é incentivada a produzir o maior volume de procedimentos possível, independentemente da utilidade, enquanto a maioria dos pagadores é incentivada a restringir o acesso, independentemente da necessidade. Precisamos passar para um modelo no qual aqueles que entregam qualidade sejam remunerados, e no qual aqueles que só agregam custo, sem agregar valor, sejam retirados do sistema”.
Tecnologia, inovação e nova mentalidade
Para Salvador Gullo Neto (ex-Unimed Porto Alegre e atualmente CEO do Dr Rafael App), realizando pós-doutorado em San Diego, Califórnia, as inovações tecnológicas terão grande impacto na saúde, outro ponto que deve estar na agenda dos gestores. “As novas tecnologias devem vir para facilitar o trabalho dos profissionais da saúde e remodelar o sistema com base na experiência dos pacientes. Temos que ter em mente que as tecnologias são somente ferramentas de apoio e as verdadeiras mudanças vêm em função de uma nova mentalidade, um novo modo de pensar as relações entre as pessoas e entre os profissionais da saúde e seus pacientes”, ressalta.
Gestores devem se tornar protagonistas da transformação
Fernando Torelly (com passagens pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos, Sírio-Libanês e atualmente na Central Nacional Unimed) reforça que o MBA tem como meta conceituar visões acerca da entrega de valor e como os gestores devem se posicionar. “O desafio do sistema de saúde público e privado é demonstrar para a sociedade seus resultados de qualidade, segurança do paciente e desfecho clínico para que possamos sair do paradigma volume de atendimento e preço para uma visão mais completa baseada na entrega de valor em saúde. Muitas experiências estão em desenvolvimento no Brasil e no mundo e os gestores de saúde devem acompanhá-las e tornarem-se os protagonistas da transformação do nosso Sistema de Saúde”, destaca.
Petry diz que o MBA vai abordar “temas atuais e relevantes como fusões e aquisições, modelos de remuneração, qualidade e segurança assistencial, governança e compliance, atenção primária, lean healthcare, experiência e jornada do paciente, novas tecnologias e inovação em saúde, dentre outros temas imprescindíveis para os profissionais que buscam um conteúdo altamente conectado às novas demandas do setor”.
Corpo docente
Dentre os professores já confirmados, estão nomes como Alceu Alves da Silva, Aloísio Zimmer, Ana Paula Togni, Antônio Quinto Neto, Cristina Cafruni, David Pereira Jr., Diocélia Jungbluth, Eduardo Elsade, Eliana Herzog, Fernando Torelly, Francisco Dias Duarte, Luiz Felipe Costamilan, Luiz Felipe Santos Gonçalves, Marco Aurélio Panzenhagen, Paulo Petry, Ricardo Minotto, Robson Morales, Salvador Gullo Neto, Katia Magni e Sérgio Ruffini (oportunamente novos nomes serão divulgados).
As inscrições para o novo curso de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE / IAHCS), o MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde, já estão abertas. A primeira aula ocorre no dia 27 de setembro.
Saiba mais aqui.