Gestão e Qualidade | 9 de setembro de 2019

Gestão baseada em valor exige novos conhecimentos, afirmam líderes e especialistas 

Professores do novo MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde definem perfil e atributos do novo gestor
Gestão baseada em valor exige novos conhecimentos, afirmam líderes e especialistas_ss

“Vivemos em um momento comandado por transformações rápidas e exponenciais, de forma nunca antes vista. E esta velocidade só tende a aumentar. Quem não entender isto poderá ser surpreendido na mesma intensidade”. Com estas palavras, o epidemiologista, Mestre e Doutor (UFRGS), Paulo Petry, desafia diariamente os seus alunos a não negligenciarem a velocidade das mudanças e a necessidade de se adaptar às exigências da atualidade. Petry é coordenador dos cursos de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde), mantida pelo IAHCS, organização pioneira na formação de gestores para a área da saúde, com sede em Porto Alegre.

O IAHCS foi a primeira instituição a lançar a pós-graduação em Administração Hospitalar no sul do país, em 1975. ” Com 44 anos de atuação, o IAHCS mantém hoje a Fasaúde, que neste ano, lançou o primeiro curso no Brasil com conteúdos que apresentam as novas tendências e inovações na saúde, tendo a gestão e a entrega de valor como foco para apresentar as diferentes perspectivas que têm ditado as mudanças de paradigmas no mercado da saúde”, explica Petry.

Novo MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde é lançado em Porto Alegre 

Paulo Petry apresentou o novo MBA da FASAÚDE/IAHCS no evento Seminários de Gestão, em agosto

xxxx

MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde surgiu, de acordo com Petry, com o desafio de “abrir a mente de gestores e profissionais da assistência. Existem novas dificuldades, mas igualmente há muitas oportunidades. Hoje, cada vez mais, se impõe a necessidade de gerar soluções para os gargalos e ineficiências presentes no mercado da saúde. Muitas compreensões estão difusas em relação ao que é gerar valor, por isso o profissional deve estar preparado para entender conceitos e os diferentes interesses que se inter-relacionam nos segmentos da saúde. Não é possível gerar valor sem compreender esta complexidade e as nuances que envolvem o tema”.

A pós-graduação terá 360 horas com encontros quinzenais em Porto Alegre, aos sábados (em algumas datas selecionadas, haverá aulas também na sexta-feira à noite). O curso tem previsão de início para o dia 27 de setembro. 


Os professores Luiz Felipe Costamilan, Salvador Gullo Neto e Fernando Torelly fazem parte do corpo docente “escolhido cuidadosamente no mercado nacional”, diz Petry.

Alinhamento para gerar valor

Luiz Felipe Costamilan (com passagens pela ANAHP e atualmente no Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde/CBEXs) destaca que o mercado da saúde tem como desafio “alinhar os incentivos econômicos em favor da saúde do cidadão. Hoje, a maioria dos prestadores é incentivada a produzir o maior volume de procedimentos possível, independentemente da utilidade, enquanto a maioria dos pagadores é incentivada a restringir o acesso, independentemente da necessidade. Precisamos passar para um modelo no qual aqueles que entregam qualidade sejam remunerados, e no qual aqueles que só agregam custo, sem agregar valor, sejam retirados do sistema”.

Tecnologia, inovação e nova mentalidade

Para Salvador Gullo Neto (ex-Unimed Porto Alegre e atualmente CEO do Dr Rafael App), realizando pós-doutorado em San Diego, Califórnia, as inovações tecnológicas terão grande impacto na saúde, outro ponto que deve estar na agenda dos gestores. “As novas tecnologias devem vir para facilitar o trabalho dos profissionais da saúde e remodelar o sistema com base na experiência dos pacientes. Temos que ter em mente que as tecnologias são somente ferramentas de apoio e as verdadeiras mudanças vêm em função de uma nova mentalidade, um novo modo de pensar as relações entre as pessoas e entre os profissionais da saúde e seus pacientes”, ressalta.

Gestores devem se tornar protagonistas da transformação 

Fernando Torelly (com passagens pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos, Sírio-Libanês e atualmente na Central Nacional Unimed) reforça que o MBA tem como meta conceituar visões acerca da entrega de valor e como os gestores devem se posicionar. “O desafio do sistema de saúde público e privado é demonstrar para a sociedade seus resultados de qualidade, segurança do paciente e desfecho clínico para que possamos sair do paradigma volume de atendimento e preço para uma visão mais completa baseada na entrega de valor em saúde. Muitas experiências estão em desenvolvimento no Brasil e no mundo e os gestores de saúde devem acompanhá-las e tornarem-se os protagonistas da transformação do nosso Sistema de Saúde”, destaca.


Petry diz que o MBA vai abordar “temas atuais e relevantes como fusões e aquisições, modelos de remuneração, qualidade e segurança assistencial, governança e compliance, atenção primária, lean healthcare, experiência e jornada do paciente, novas tecnologias e inovação em saúde, dentre outros temas imprescindíveis para os profissionais que buscam um conteúdo altamente conectado às novas demandas do setor”.

Docentes_SS_MBA

Corpo docente

Dentre os professores já confirmados, estão nomes como Alceu Alves da SilvaAloísio ZimmerAna Paula Togni, Antônio Quinto NetoCristina Cafruni, David Pereira Jr., Diocélia Jungbluth, Eduardo Elsade, Eliana HerzogFernando Torelly, Francisco Dias DuarteLuiz Felipe CostamilanLuiz Felipe Santos GonçalvesMarco Aurélio Panzenhagen, Paulo PetryRicardo MinottoRobson Morales, Salvador Gullo Neto, Katia Magni Sérgio Ruffini (oportunamente novos nomes serão divulgados).

As inscrições para o novo curso de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE / IAHCS), o MBA Gestão Estratégica e Valor em Saúde, já estão abertas. A primeira aula ocorre no dia 27 de setembro.

Saiba mais aqui.

MBA_Gestao_Estrategica_Valor_Saude_Final_Ajustado

 

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação
covid-19

Hospital Moinhos de Vento presta consultoria para retomada das atividades com segurança

Equipes da Consultoria do Hospital Moinhos de Vento estão avaliando rotinas e indicando adaptações necessárias para dar mais segurança e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no retorno das atividades de órgãos públicos, instituições e empresas. Para cada cliente, é feito um diagnóstico de acordo com o seu ramo de atuação e público,

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática