Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 29 de maio de 2017

Gerenciamento dos centros cirúrgicos e o uso de Lean são temas de seminário em Porto Alegre

Apresentadas experiências de GE Healthcare e do Hospital Moinhos de Vento
Gerenciamento dos centros cirúrgicos e o uso de Lean são temas de seminário em Porto Alegre

A segunda mesa da terceira edição do Seminários de Gestão: Tendências e Inovações na Saúde – evento promovido pela FEHOSUL e SINDIHOSPA – teve como tema a Produtividade e Melhoria dos Processos em Centro Cirúrgico, e foi coordenada pelo médico Sergio Albuquerque Frederes, Diretor de Relações Institucionais e Membro do Conselho Executivo do Hospital Divina Providência, da capital gaúcha.

Luis Paulo Souza, Diretor de Consultoria da GE Healthcare para América Latina

A primeira apresentação foi de Luis Paulo Souza, Diretor de Consultoria da GE Healthcare para América Latina, que falou sobre a eficiência na gestão de centros cirúrgicos. Em sua palestra, Souza comentou sobre elementos chave na gestão destes centros, envolvimento da equipe e mudanças de hábitos e tecnologia para o aprimoramento da qualidade e do ambiente.

Luis Paulo M. de Souza

Luis Paulo M. de Souza

 

Dentre os destaques apontados, citou a importância do planejamento da agenda “dinâmica” dos centros de cirurgia. O uso de dados “é uma realidade cada vez mais presente na saúde…. a ‘Sala de Comando’ do [Hospital] Johns Hopkins, em Baltimore [EUA] por exemplo, consegue trabalhar com uma predição de 48 horas. Possibilita coordenar melhor o uso das salas, como cancelar um cirurgia, realocar pacientes e gerenciar a alta. Enfim, uma infinidade de coisas”, explicou Luis Paulo Souza. O diretor da GE reforçou, porém, que mesmo com os ganhos de produtividade com a nova era de inteligência de dados, o sucesso ainda depende da habilidade dos gestores em “saber envolver as pessoas” para serem elementos ativos da mudança. Veja a entrevista exclusiva, concedida após o evento para o portal de notícias Setor Saúde, da FEHOSUL, mídia oficial da atividade, abaixo:

Melina Schuch – Gerente de Estratégia Corporativa – e Frederico Tarrago – Engenheiro da Gestão de Inovação e Processos, ambos do Hospital Moinhos de Vento

Em seguida, foi apresentada palestra sobre Lean, exposta conjuntamente por Melina Schuch – Gerente de Estratégia Corporativa – e Frederico Tarrago – Engenheiro da Gestão de Inovação e Processos, ambos do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Melina e Tarrago falaram sobre o papel da alta direção na gestão da produtividade e também da importância da visão de futuro e de colocar em prática as metodologias para a construção de um plano estratégico num hospital. Da mesma forma, os representantes do Moinhos de Vento mostraram o Lean e suas vantagens e aplicações, bem como exemplos de melhorias na gestão com uso do processo.

Frederico Tarrago

Frederico Tarrago

 

A escala de voos de um aeroporto é uma referência constante para o caótico dia a dia de um centro cirúrgico. Os especialistas demonstraram como o Lean Thinking ajudou o Hospital Moinhos de Vento a organizar o trabalho nas 17 salas de cirurgia, mapeando e analisando o estado atual, verificando ineficiências e reduzindo desperdícios. O “Escritório de Produtividade” implementado pela instituição, permitiu a redução no tempo de duração das cirurgias, melhoria do acompanhamento visual das tarefas, economia no processo de esterilização (cerca de R$ 120 mil/ano), dentre outros avanços no contexto hospitalar.

O coordenador da mesa, Sergio Albuquerque Frederes, destacou a importância dos exemplos apresentados e agradeceu os palestrantes e a organização do evento em trazer temas “tão palpitantes como os que foram discutidos por esta mesa”.

Mesa

Frederico Tarrago (Engenheiro da Gestão de Inovação e Processos do Hospital Moinhos de Vento/RS), Sergio Albuquerque Frederes (Diretor de Relações Institucionais e Membro do Conselho Executivo do Hospital Divina Providência/RS), Melina Schuch (Gerente de Estratégia Corporativa do Hospital Moinhos de Vento/RS) e Luis Paulo M. Souza (Diretor de Consultoria da GE Healthcare para América Latina/RJ)

 

Melina Schuch

Melina Schuch

 

Debatedores da mesa PRODUTIVIDADE E MELHORIA DOS PROCESSOS EM CENTRO CIRÚRGICO

Debatedores da mesa PRODUTIVIDADE E MELHORIA DOS PROCESSOS EM CENTRO CIRÚRGICO

 

VEJA TAMBÉM