Gestão e Qualidade | 30 de dezembro de 2020

Fundado há 102 anos, Hospital São Vicente de Paulo enfrenta a sua segunda grande pandemia

Superintendente Ilário Jandir de David detalha os desafios de 2020 e projeta 2021 na instituição
Fundado há 102 anos, Hospital São Vicente de Paulo enfrenta a sua segunda grande pandemia

Forjado para enfrentar pandemias. Assim pode ser definido o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo (RS). A instituição foi fundada em 1918 durante a pandemia da Gripe Espanhola e, 102 anos depois, enfrenta a grande pandemia do Século 21: a Covid-19. O superintendente-executivo do São Vicente de Paulo, Ilário Jandir De David, enaltece a essência de cuidar das pessoas, ressaltando a dedicação da instituição para atender a comunidade em um ano desafiador.

O superintendente-executivo cita como a instituição se preparou para encarar a pandemia de 2020. Ele ainda salienta a inauguração do Serviço de Pediatria, recertificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a criação de uma Unidade de Internação Especializada exclusiva para o tratamento oncopediátrico, em parceria com o Instituto do Câncer Infantil.

Ilário salienta que a instituição foi impactada financeiramente, e a questão seguirá sendo desafio para o São Vicente de Paulo em 2021. “Neste ano, tivemos muitos desafios com a pandemia da Covid-19, que nos trouxe diariamente uma série de esforços em prol de manter o atendimento da população de Passo Fundo e Região.  Mas, mesmo assim, o Hospital seguiu mantendo sua trajetória de buscar melhorar, inovar e oferecer o melhor cuidado para seus pacientes”, reflete. Confira a entrevista completa:

Hospital foi fundado durante uma pandemia, há 102 anos

O Hospital São Vicente de Paulo foi criado em 1918 por grupo de católicos Vicentinos que, à época, diante da pandemia da Gripe Espanhola, viram a necessidade de criar a instituição, em Passo Fundo. Agora, 102 anos depois, a instituição novamente enfrenta uma pandemia: desta vez, da Covid-19.


“O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, desde a sua fundação, em 1918, tem em toda a sua trajetória, através de seus colaboradores, enfrentando desafios com o firme propósito de cuidar de vidas. Iniciamos nossa história, no enfrentamento da pandemia da Gripe Espanhola, que acometia não só Passo Fundo e Região, mas o mundo. Naquela época, o Hospital surgiu de uma necessidade da comunidade em abrigar e atender os doentes da Gripe Espanhola. Pouco mais de 100 anos depois, estamos em meio a uma nova pandemia, que, novamente, transformou a realidade do mundo e colocou os hospitais e profissionais da saúde nos holofotes de todos”, afirma. 


Essência de cuidar de pessoas e principais desafios

Para enfrentar a atual pandemia, Ilário ressalta que a “essência cuidar de pessoas” da instituição. “Nos colocamos à disposição da Comunidade, com todos os esforços possíveis, para receber e atender os pacientes acometidos pela Covid-19”, diz.

O superintendente-executivo afirma que o ano de 2020 apresentou inúmeros desafios, mas destaca como principais a revisão e organização de novos protocolos, organização das estruturas de atendimento das unidades, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais e a diminuição dos atendimentos em geral.

Com novos leitos, UTI e identidade visual, Hospital São Vicente de Paulo inicia seu novo século2

Apesar dos desafios, superintendente cita conquistas com nova Pediatria e acreditação ONA

“Apesar das dificuldades, o Hospital seguiu crescendo e evoluindo”, afirma. O superintendente-executivo cita a inauguração de um Serviço de Pediatria na Unidade Uruguai, em Passo Fundo. “A Pediatria conta com estrutura para consultas e Pronto Atendimento 24h, Sala Vermelha para Emergência, Observação, Bloco Cirúrgico e Internação, com equipe de profissionais pediatras especialistas e assistenciais qualificadas, possibilidade de exames de laboratório e imagem no mesmo local”, enaltece. O Serviço de Pediatria foi inaugurado em julho.

Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo inaugura Serviço de Pediatria_

Além disso, Ilário cita como conquistas a nova certificação de acreditação pela ONA, a implantação de 30 novos leitos para atendimento de saúde suplementar e privados, investimento de R$ 4,5 milhões, em janeiro de 2020, na Unidade Uruguai, a implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), pioneiro no Rio Grande do Sul, e o pioneirismo no fornecimento de dados atualizados sobre a Covid-19 na instituição.


“Fomos um dos primeiros hospitais brasileiros em fornecer dados e informações transparentes no site do Hospital sobre o atendimento a pacientes acometidos da Covid-19, disponibilizando diariamente boletim informativo que, além desses dados, torna público seus fluxos e protocolos relacionados a Covid-19, para a comunidade em geral”, explica.


Impacto financeiro será sendo desafiador em 2021

Diante da pandemia da Covid-19, o cenário econômico e financeiro é um enorme desafio para qualquer empreendimento, tanto no Brasil, como no mundo. E, assim como a grande maioria dos Hospitais, a nossa Instituição está passando por expressivo desafio econômico e financeiro e, infelizmente, projetamos um ano de 2021 muito parecido”, avalia.


Prioridades para 2021

“A prioridade do Hospital, como sua essência, é seguir prestando atendimento à população de Passo Fundo e região, especialmente, no enfrentamento da pandemia da Covid-19 para 2021. Neste ano de 2020, estamos sendo bastante criteriosos na realização de investimentos e continuamos trabalhando intensamente na melhoria de nossos processos para 2021”, reflete.

Ilário afirma que uma das prioridades para 2021 está em andamento. Trata-se da parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), em que ambas as instituições estão promovendo campanha de arrecadação de recursos para a criação de uma Unidade de Internação Especializada exclusiva para o tratamento oncopediátrico no Hospital São Vicente de Paulo, com inauguração prevista para 2021.

“Para isto, estamos destinando uma área de 463,8 m², que será reformada e possibilitará a implantação de 15 leitos de internação, entre isolamento e enfermaria, que beneficiarão os pacientes infantojuvenis em tratamento oncológico. A meta é arrecadar R$ 1 milhão de reais”, afirma.


Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo apresenta remodelação do setor de Internações de unidade

Hospital pós-pandemia

“O Hospital continuará na sua Missão de atender a população de Passo Fundo e Região, porém, enfrentará um cenário desafiador quanto a economia brasileira, como todo e qualquer empreendimento em nosso país”, analisa.

Novas tendências do mercado de saúde

O superintendente-executivo avalia que as tendências que se apresentam cada vez com maior força no mercado da saúde. “As verticalizações, fusões, aquisições e parcerias estratégicas entre hospitais, movimentadas, especialmente, por grandes investidores nacionais ou internacionais, ou pela abertura de ações em bolsas de valores, por parte de grandes conglomerados que atuam no segmento de saúde já era uma realidade antes da pandemia da Covid-19, isto não deve mudar muito para os próximos anos”, reflete.


Telessaúde e LGPD

“Quanto à telessaúde, esta é uma importante estratégia de saúde pública de atendimento às populações menos favorecidas economicamente e afastadas dos grandes centros urbanos ou que não apresentam em suas localidades estrutura ou investimentos de atendimento físico. Já no que se refere à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020 no Brasil), o Hospital São Vicente de Paulo mantém pauta recorrente sobre o assunto, tomando todas as medidas necessárias de atendimento dessa legislação”, diz.

Os focos da saúde brasileira em 2021

Para o superintendente-executivo, o grande foco da saúde brasileira para o próximo ano será manter as estruturas necessárias para atendimento à população que precisar de internação por Covid-19, mas sem deixar de manter o foco no atendimento de todas as outras enfermidades.

Lições da pandemia e mensagem de final de ano

“Por mais que estejamos preparados, o que faz a diferença no dia a dia é contar com o engajamento das pessoas”, analisa Ilário sobre as lições deixadas pela pandemia.

“Que a chegada do Natal e um novo ano renovem nossas forças e esperanças. Que a fé e o amor estejam em todos os lares, consolando os que perderam seus familiares e fortalecendo quem segue na batalha. Em 2020, o Hospital São Vicente de Paulo agradece aos seus valorosos colaboradores e profissionais de saúde que enfrentaram este momento difícil e por isso, para o novo ano, o desejo é saúde para todos. E que a Comunidade de Passo Fundo e Região continue contando conosco para construir dias melhores”, finaliza.


Fundado há 102 anos, Hospital São Vicente de Paulo enfrenta a sua segunda grande pandemia

Ilário Jandir De David

Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduado em Administração Hospitalar, pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS). Membro do Comitê dos Hospitais Filantrópicos do Brasil. Atuou como Diretor da Associação dos Hospitais do Estado do Rio Grande do Sul (AHRGS) e como Diretor da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). Fundou e presidiu, por mais de 20 anos, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Planalto Médio e Alto Uruguai. Foi Diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (ACISA). Superintendente-executivo do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, onde é colaborador desde 1972.

 



VEJA TAMBÉM