Gestão e Qualidade | 19 de julho de 2017

Fórum RH da FEHOSUL aborda Lean na saúde

Edição de julho teve palestra de engenheira da UFRGS e case do Hospital Santa Lúcia
Fórum RH da FEHOSUL aborda Lean na saúde

O tema escolhido para ser tratado na edição de julho do Fórum RH, realizado no dia 18, foi Lean na saúde. A atividade promovida pelo Sistema FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul) teve duas palestras sobre o assunto. A primeira, comandada pela engenheira de produção da UFRGS e especialista em Lean na saúde, Caroline Rosso, que falou justamente sobre a aplicação do processo no setor. Após Caroline, foi a vez da apresentação do case de utilização do Lean no Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta. Palestraram a Coordenadora Lean Healthcare e psicóloga Cristine Benetti e a Gerente Administrativa de RH Carina Reichert. O encontro ocorreu na Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE), em Porto Alegre.

Segundo Caroline Rosso, o Lean surgiu na manufatura, mas hoje vem sendo implementado em várias áreas do setor de serviços. Na sua palestra, Caroline afirmou que desde o começo da década, “vem se pensando como agregar mais valor na visão do paciente, reduzindo as perdas que se tem dentro do sistema de saúde”.  Dessa forma, as instituições do setor identificam o que é valor para o paciente e tentam “reduzir – ou até mesmo eliminar – outras atividades que são desnecessárias para fornecer a assistência”, afirmou a engenheira. Para isso, o Lean é aplicado sistemicamente em todos os processos, desde os administrativos até os de assistência e de apoio.

A palestrante mostrou exemplos de ferramentas Lean que podem ser usadas na saúde. A especialista explicou e deu mostrou como as instituições do setor aplicam o processo. “Em vários hospitais o Lean vem sendo aplicado em processos de apoio, principalmente, como na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), na Central de Esterilização de Materiais. Mas já existem hospitais que buscam ir num problema maior, que seria na assistência. Porém, isso depende de cada instituição”, explicou Caroline. Por fim, a palestrante afirmou que “é possível melhorar todo o funcionamento do hospital usando a metodologia Lean Healthcare”.

Fórum RH FEHOSUL reúne gestores e chefes de RH

Fórum RH FEHOSUL reúne gestores e chefes de RH

 

Já na segunda parte do encontro, Cristine Benetti e Carina Reichert falaram sobre o Lean Healthcare aplicado no Hospital Santa Lúcia. Segundo Cristine, o processo Lean é contínuo e envolve todos no hospital. “Trabalhamos a conscientização da equipe, treinamentos e a melhoria que os processos iriam causar no dia-a-dia da pessoa. Foi um trabalho de formiguinha”, afirmou a coordenadora. Há mais de um ano trabalhando neste processo no Santa Lúcia, Cristine contou que o Lean já trouxe resultados positivos ao hospital. “Tivemos redução de custos, redução de processos e melhorias significativas tanto na área assistencial quanto de processos, custos, lavanderia, CDI [Centro de Diagnóstico por Imagem], atendimento ao paciente e Centro Cirúrgico”, explicou.

Cronoanálise

Para colocar isso em prática, algumas ações foram pensadas pela instituição, uma delas foi a chamada cronoanálise. “Um colaborador da área do Lean fica nos locais onde estão sendo mapeados os processos e ele verifica o tempo que leva para realizar cada um desses processos”, explicou Carina. Com esses tempos identificados, a equipe Lean do hospital pode ver o tempo mínimo ideal de cada processo para que o paciente tenha seu atendimento realizado num tempo mais ágil e melhor possível. “Em todas as áreas a gente cronometra e analisa o que seria o ideal e, a partir dali, começa a trabalhar e fazer um plano de desenvolvimento de melhoria para chegar a esse ideal”, contou Carina. Todo o hospital está envolvido no sistema, mas atualmente algumas áreas estratégicas têm o foco da equipe, como a Recepção, o Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico e áreas operacionais de estoque, como Almoxarifado e Farmácia.

Psicóloga Cristine Benetti e a Gerente Administrativa de RH Carina Reichert

Psicóloga Cristine Benetti e a Gerente Administrativa de RH Carina Reichert

 

Outro exemplo apresentado na palestra foi a redução de gastos com sacos de lixo. Depois de verificar que os gastos com este material estavam muito altos e não condizentes com o que realmente seria utilizado, a equipe Lean realizou uma análise nos locais em que estavam distribuídos os sacos e “descobrimos que havia estoques e sub estoques nas áreas”. Dessa forma, Carina contou que a equipe pode, após estudo, determinar qual quantidade seria a ideal. Assim, “conseguimos reduzir em mais de 50% [o uso desnecessário de sacos de lixo]”, comentou a gerente.

Estiveram presentes nesta edição, representantes da FEHOSUL; Hospital Bruno Born – Lajeado; Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo – Santa Maria; Hospital Regina – Novo Hamburgo; Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo; Hospital de Caridade de Erechim; Oncologia Centenário – São Leopoldo; Hospital Santa Lúcia – Cruz Alta; Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Hospital Divina Providência – Porto Alegre; Hospital Ernesto Dornelles – Porto Alegre; Clínica São José – Porto Alegre; CliniOnco – Porto Alegre; Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre; Hospital São Lucas da PUCRS – Porto Alegre; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VEJA TAMBÉM