Gestão e Qualidade | 7 de agosto de 2017

FEHOSUL/FASAÚDE iniciam curso de Faturamento de Contas Médico-Hospitalares

Atividade visa qualificar profissionais da área de faturamento na saúde
paulo_turma2_faturamento_contas

No último sábado, 5 de agosto, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/Grupo IAHCS) realizou a primeira aula do curso Faturamento de Contas Médico-Hospitalares – que é promovido em parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). Com 10 módulos a serem realizados em nove sábados, na sede da FASAÚDE – em Porto Alegre, o curso qualifica profissionais que atuam, ou desejam atuar, nas áreas de faturamento em organizações de saúde. Esta primeira turma teve uma grande adesão, com mais mais de 50 inscritos, e lista de espera para a segunda edição, programada para ser lançada ainda neste ano.

paulo_soares_faturamento_contas

Paulo Soares

 

O professor e médico Paulo Soares ministrou a aula Sistema de Saúde Suplementar: legislação e cenários a um auditório lotado. Soares explicou o sistema de saúde brasileiro, trouxe informações sobre a ANS, planos de saúde e saúde privada, bem como as características do sistema suplementar no Brasil.

paulo_conversa_faturamento_contas

“Como eu tenho uma experiência em faturamento quis saber mais como funcionam as regras”, afirma Gissele da Silva Ribeiro, do Hospital São Lucas da PUCRS. Para ela, as aulas serão importantes pois é “difícil encontrar cursos de faturamento hospitalar e a FASAÚDE foi a primeira que vi a oferecer esse tipo de curso”. Segundo Gissele, a expectativa “é a melhor possível”.

“Uma amiga enfermeira me falou do curso, e eu já vinha procurando uma especialização na área. Vim procurar o faturamento, conheci a instituição, gostei e resolvi fazer esse e o presencial de gestão hospitalar também”, conta o aluno Jairo Muller Filho. Segundo ele, o curso é relevante pois, atuando na área há mais de três anos, é “importante para mim entender mais como eu posso trabalhar com a operadora, com o convênio, como eu posso me portar para ter mais resultados positivos”, explica.

maralice_faturamento_contas

Maralice S. Proszek Ribeiro, professora da Fasaúde

 

O objetivo do curso da FASAÚDE/IAHCS é formar, habilitar e/ou qualificar profissionais que atuam, ou desejam atuar, nas áreas de faturamento em organizações de saúde, através do oferecimento de sólidos e atualizados conhecimentos embasados em modernas evidências científicas. Assim, ao final das aulas, o aluno

1) Estará preparado para atuar como faturista em organização da saúde;

2) Conhecerá as exigências das agências reguladoras e operadoras de saúde (pública e privada);

3) Terá uma visão diferenciada e completa de uma conta médico-hospitalar;

4) Estará capacitado a integrar um banco de candidatos/profissionais capacitados para atender às demandas de recrutamento e seleção de hospitais, clínicas e operadoras de saúde (empregabilidade).

As atividades ocorrem aos sábados, de 5 de agosto a 21 de outubro, desenvolvidas por professores e profissionais de destacada atuação no mercado.

Veja os novos cursos lançados pela FASAÚDE e FEHOSUL.

VEJA TAMBÉM