Gestão e Qualidade | 24 de novembro de 2017

FEHOSUL realiza segundo encontro com grupo técnico de remuneração

Grupo debate novos modelos de remuneração
flavio borges

A segunda reunião do grupo técnico de estudo dos novos modelos de remuneração ocorreu na sexta-feira, 24 de novembro. O encontro é uma realização da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS). O grupo técnico, designado pelos dirigentes dos hospitais integrantes dos respectivos quadros sociais, deu continuidade aos estudos, teve a primeira reunião no dia 17 de novembro. No encontro, ocorrido na sede da FEHOSUL, o grupo de técnicos apreciou as decisões estratégicas, orientações e parâmetros estabelecidos para novos modelos de remuneração, originadas nas reuniões das lideranças dos hospitais, ocorridas nos dias 25 de setembro, 20 de outubro e 10 de novembro.

shirlei gazave

A reunião se dedicou a estabelecer os dados fundamentais, para servirem como base no trabalho do grupo técnico, disponíveis nas instituições e que devem ser selecionados e aperfeiçoados, para servirem como fundamento para o desenvolvimento de alternativas. Foram definidos os critérios comuns para a obtenção das informações em cada instituição. Uma planilha em Excel, elaborada por alguns dos participantes, foi apresentada e pôde ser estudada. Os critérios desta planilha foram debatidos e harmonizados, para não haver discrepância nas pesquisas e na obtenção dos elementos necessários.

Um grupo decidiu, após a análise, elaborar um manual orientativo que seja único e usado por todos. “Essa proposta, de existir um manual para o grupo, foi muito boa, e se estabeleceu uma data para ficar pronto: dia 28 de novembro. O preenchimento e entrega ocorrerá até o dia 4 de dezembro, e a computação dos dados será feita e apresentada na nova reunião, no dia 7 de dezembro”, explicou o Dr. Flávio Borges, diretor executivo da FEHOSUL. “Com isto, será possível estabelecer fundamentos direcionados para um novo modelo de remuneração baseado na qualidade da prestação dos serviços, e não na remuneração dos insumos”, completou.

Estão programadas mais duas reuniões do grupo técnico, nos dias 7 e 15 de dezembro. O Dr. Flávio avaliou o segundo encontro e a evolução do tema debatido em relação à primeira reunião. “A participação das entidades foi realmente muito boa, efetiva, todos saíram satisfeitos com a evolução do grupo. A representação das instituições foi significativa, e todas as instituições convidadas estiveram presentes”, enfatizou.

Nos próximos dois encontros, o objetivo é alcançar concretamente, a partir dos dados coletados, as alternativas que constituirão a nova forma de relacionamento com as instituições pagadoras dos serviços dos prestados da saúde.

Participantes destacaram a organização do grupo técnico

Esta reunião do grupo técnico é altamente positiva, tendo em vista que as instituições têm o mesmo padrão, o mesmo parâmetro, as mesmas dificuldades, os mesmos anseios, as mesmas dúvidas. Quando nos reunimos com todos os prestadores juntos, trocamos ideias, crescemos e buscamos um objetivo em comum. Então, acho muito interessante esta iniciativa da FEHOSUL de reunir os seus associados para discutir os problemas da saúde de um modo geral. Este grupo que está agora é chamado operacional, um grupo que vai em conjunto ver a situação, sugerir e, no final, levar aos gestores para decidir quais os melhores caminhos para tomarmos daqui pra frente à situação que foi colocada nos encontros. Vamos levar trabalho para casa, desenvolver e trazer na próxima reunião os resultados obtidos”, diz Enedir Giacomini, gerente de contas e convênios do Hospital Astrogldo de Azevedo.

Acho importante a reunião. As coisas não devem ser impostas, e sim discutidas, estamos fazendo um trabalho bem legal aqui como instituições hospitalares, de tentar elaborar em conjunto um modelo. O ponto mais importante é que todo mundo está trabalhando num modelo único. Estamos montando um modelo de matriz, para conhecer a realidade de cada hospital”, frisou Maria Cristina Brasil, consultora comercial do Hospital Ernesto Dornelles.

encontro com grupo técnico de remuneração

“Estes encontros são muito importantes, pela troca de experiências a respeito do tema. Identificamos no encontro de hoje a necessidade de readequação de remuneração, para mantermos a sustentabilidade dentro dos hospitais”, destacou o analista comercial João Luis, do Hospital Mãe de Deus.

Representando a FEHOSUL, participaram o Dr. Flávio Borges e Shirlei Gazave, gerente de Relacionamento de Mercado. Também estiveram presentes as seguintes instituições: Hospital de Caridade de Erechim, Hospital Ernesto Dornelles, Instituto de Cardiologia, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Divina Providência, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

VEJA TAMBÉM

covid-19

Série especial: as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de

Série especial: Hospital Mãe de Deus expande número de leitos em 20% para atender pacientes com a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de
Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São