Gestão e Qualidade | 20 de novembro de 2017

FEHOSUL realiza reunião com grupo técnico para discutir novos modelos de remuneração

Evento debateu alternativa aos modelos vigentes nos hospitais
reuniao_grupo_tecnico_17_novembro

Na sexta-feira, 17 de novembro, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS), realizaram a primeira reunião do grupo técnico, designado pelos dirigentes dos hospitais integrantes dos respectivos quadros sociais, para dar continuidade aos estudos de novos modelos de remuneração. No encontro, ocorrido na sede da FEHOSUL, o grupo de 20 técnicos apreciou as decisões estratégicas, orientações e parâmetros estabelecidos para novos modelos de remuneração, originadas nas reuniões das lideranças dos hospitais, ocorridas nos dias 25 de setembro, 20 de outubro 10 de novembro.

Na atividade, os técnicos debateram as orientações recebidas e também colaboraram com os seus específicos aportes para pontos considerados importantes na construção de uma nova forma de relacionamento com as operadoras. “A FEHOSUL buscará, com as reuniões, construir um novo modelo de remuneração e apresentá-lo posteriormente às diferentes operadoras de saúde na área da Saúde Suplementar”, destacou o Dr. Flávio Borges, diretor executivo da FEHOSUL.

reuniao_grupo_tecnico_debateu_orientacoes_recebidas__17_novembro

O primeiro ponto estabelecido, de comum acordo entre os presentes, foi analisar os dados existentes de cada instituição e, com isso, organizar um subgrupo que irá coletar os dados necessários. Serão coletados os elementos necessários em relação a faturamento, representatividade das operadoras nas instituições, como se distribui o faturamento nas diversas unidades de prestação de serviço dentro de um estabelecimento hospitalar, quais os itens necessários que precisam dispor para fazer uma análise mais profunda da realidade existente e a distribuição do faturamento por unidade e por centro de custo.

O subgrupo também irá levar em conta a área de serviços auxiliares, que inclui unidades como hemoterapia, patologia, análises clínicas, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, entre outros.

O período analisado nas instituições será de outubro de 2016 a setembro de 2017. “Com isso, teremos um panorama e um mapeamento do que é o relacionamento das diferentes operadoras com as instituições que participam do nosso grupo, com os 11 hospitais mais representativos na prestação de saúde no Rio Grande do Sul”, destacou Borges. “Também procuraremos identificar a receita média que cada unidade produtiva gera em relação às operadoras”, completou.

Os participantes avaliaram positivamente a reunião, manifestando a importância da atividade, do tema abordado e a oportunidade do encontro. “A reunião é importante porque é o momento de debatê-lo, e não só conhecer, mas também construir uma proposta concreta que possa inaugurar uma nova forma de remuneração em relação às operadoras”, frisou o diretor executivo da FEHOSUL.

As próximas reuniões com o grupo serão realizadas nos dias 24 de novembro, 7 e 15 de dezembro. “Esperamos até o final das reuniões elaborar uma proposta que seja viável, considerando todos os parâmetros e orientações que nos foram oferecidas após os encontros de líderes”, enfatizou Borges.

Representando a FEHOSUL, participaram o Dr. Flávio Borges e Shirlei Gazave, gerente de Relacionamento de Mercado. Também estiveram presentes as seguintes instituições: Hospital de Caridade de Erechim, Hospital Ernesto Dornelles, Instituto de Cardiologia, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Divina Providência, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

VEJA TAMBÉM

Hospitais Tacchini e Sírio-Libanês iniciam parceria em residências médica e multiprofissional

Os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), e Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), iniciam em novembro a parceria na formação dos 40 preceptores que vão comandar as residência médica e multiprofissional da instituição gaúcha. O primeiro dos cinco encontros programados será presencial e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Campus Universitário da
PROADI-SUS

Hospital Moinhos promove ação para diagnóstico de sífilis neste final de semana

Com o propósito de identificar os principais fatores associados ao aumento de casos da sífilis, o Hospital Moinhos de Vento realiza nova ação do Projeto SIM, nos dias 27 e 28 de novembro, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). A unidade móvel onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV
cuidado integral

Atletas virtuais do bem: Dasa lança campanha gamificada no Novembro Azul

A gamificação vem se popularizando nas empresas. O setor de Recursos Humanos registrou, em 2020, a maior taxa de crescimento no mercado de gamificação, com aumento de 27,8% (Prescient & Strategic Intelligence, 2020). A Dasa vem utilizando essa estratégia para incentivar, de forma divertida e dinâmica, seus colaboradores quanto ao autocuidado e o cuidado com o próximo. Como parte do programa Dasa Cuida, o Desafio +30 foi lançado para conscientizar os colaboradores sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na ação, que