FDA autoriza novo tratamento para tuberculose
Nova opção para combate a bacilos multi-resistentesA agência norte-americana FDA (Food Drug Administration) aprovou nesta terça feira, dia 1º de Janeiro, uma nova droga contra a tuberculose. Chamado de Sirturo, o medicamento é produzido pelo laboratório americano Janssen Therapeutics, ramo farmacêutico da multinacional Johnson & Johnson (J&J).
O Sirturo tem a capacidade de neutralizar a enzima que permite que a bactéria se multiplique e se espalhe pelo corpo, devendo ser utilizado em combinação com outras drogas. Porém segundo Edward Cox, diretor da FDA, somente deve ser posto em prática em último caso, quando outras oções de tratamento tiverem sido incapazes de modificar o quadro nosológico.
Uma das principais causas do aumento do número de casos de Tuberculose (TB) pelo mundo é justamente a má aplicação de antibióticos ou a falta deles, seja por questões de financiamento – ocorre com mais frequência em economias fragilizadas – como pelas poucas opções de tratamento existentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove milhões de pessoas sofriam de tuberculose no mundo em 2011, sendo 400 mil casos de tuberculose multi-resistente, a maioria em países com grandes populações como China, Rússia e Índia.
No Brasil, a TB é a terceira maior responsável pelos óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids no País, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2011, foram contabilizados 69.245 novos casos de TB no Brasil. Segundo o órgão, dos 27 estados, cinco apresentaram mais de quatro mil casos da doença (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), sendo responsáveis por 55% de todo o universo da doença no País. Em 2011, houve registro de 36 casos novos por cada grupo de 100 mil habitantes.