FDA aprova medicamento para tratamento da cegueira em diabéticos
A droga Lucentis (Roche) foi aprovada pela Food Drug Administration (FDA) para tratamento do Edema Macular Diabético (EDM)
A visão turva ou mesmo cegueira são sintomas frequentes em pessoas com diabetes. Nos EUA a doença é a principal causa da perda da visão. Pesquisas realizadas indicaram resultados significativos com o medicamento Lucentis, com a melhora da visão já nas primeiras semanas de uso.
Este é o primeiro e único remédio aprovado pelo órgão americano para tratar o EDM, que atinge principalmente pacientes diagnosticados com diabetes do tipo 2. A outra forma de tratar a doença é através do tratamento a laser.
O Lucentis vem sendo utilizado para o tratamento da degeneração macular causada pela idade, já constante desde o início do ano no novo rol da ANS. Como não faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) do Ministério da Saúde, e apresenta alto custo de aquisição, muitos pacientes do SUS recorrem ao Poder Judiciário para ter acesso ao medicamento. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), em 2030 haverá cerca de 12,7 milhões de diabéticos no Brasil.