Gestão e Qualidade | 2 de abril de 2014

Exercícios físicos auxiliam pacientes renais crônicos

Estação de Movimento foi implantada no Moinhos de Vento
Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento (HMV) oferece um espaço específico para a prática de exercícios para reabilitação de pacientes renais crônicos. 

A proposta da Estação de Movimento na unidade de diálise busca otimizar a terapia, melhorando a funcionalidade do paciente com atividades físicas antes e durante a diálise. Os resultados vão desde o bem-estar físico, emocional e redução de dor e câimbras ao melhor desempenho na vida diária. Esses benefícios podem ser observados já nas primeiras sessões e a melhora do condicionamento do paciente pode ser notada a partir de oito semanas.

Segundo a supervisora assistencial de Diálise e Litotripsia do HMV, Lilian de Araújo, a iniciativa é a segunda no país que oferece espaço para a prática de exercícios de pacientes renais. No HMV o projeto surgiu quando um grupo de nefrologistas passou a encaminhar pacientes renais crônicos para a unidade de reabilitação, onde era realizado um trabalho de força e resistência muscular.

“Estes poucos pacientes, relataram melhora na sua independência funcional e na redução de sintomas como dor muscular e câimbras”, revela a supervisora.

As sessões têm duração de 30 a 45 minutos e acontecem duas ou três vezes por semana, de acordo com a frequência da diálise. Há a necessidade de recomendação médica e de avaliação de um fisioterapeuta, que deve definir a variação, a intensidade e a tolerância individual do treinamento.

VEJA TAMBÉM