4 de setembro de 2019

HSL lança campanha de conscientização para doação de órgãos (Hospital São Lucas da PUCRS) Porto Alegre

image002

 

Meu Legado Salva será apresentado ao público com peça teatral sobre a temática

Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) lança na próxima sexta-feira, 6 de setembro, a partir das 18h10min, a campanha para a doação de órgãos Meu Legado Salva. A ideia é conscientizar a população sobre a importância de se avisar a família, ainda em vida, da opção de ser um doador, além de desfazer mitos e informar sobre o tema. O marco inicial da campanha será celebrado com a peça teatral Começar Outra Vez, com os atores Kely Nascimento e Robson Vallado, em uma sessão com entrada franca no teatro do prédio 40 da PUCRS. As inscrições, gratuitas, estão disponíveis pelo link. Haverá também apresentações do Grupo Tholl e exibição do documentário Meu Legado Salva, com depoimentos de transplantados e de famílias que autorizaram a doação de órgãos.

O HSL é o hospital privado de Porto Alegre com o maior número de notificações e doações de órgãos. Até o mês de julho, registrou um aumento de 60% nas notificações de mortes encefálicas e 30% nas doações de órgãos, quando comparadas ao mesmo período de 2018. A campanha terá também um site próprio, que será lançado também no dia 6 e contará com relatos e esclarecimentos a respeito da doação. “A morte é previsível, mas nunca é esperada. Por isso, é importante conversar com os familiares sobre o desejo de ser doador de órgãos, pois são eles os responsáveis em autorizar a doação quando acontecer o falecimento. Certamente, a decisão em consentir tende a ser mais confortável quando as famílias conhecem o desejo de ser doador para ajudar outras pessoas”, esclarece o enfermeiro Dagoberto Rocha, da Organização de Procura de Órgãos do HSL (OPO 2), responsável em identificar os potenciais doadores.

O diretor médico do Hospital, Saulo Bornhorst, teve a experiência de receber uma nova córnea há 12 anos. O médico lembra da importância desse episódio na sua trajetória e relata que o transplante devolveu plenamente sua visão, possibilitando o exercício da medicina, a paternidade e todas as relações sociais de forma plena e saudável. “Na época, esperei a córnea por 2 anos. Foi um momento difícil, pois trabalhava na emergência e tinha dificuldade de me adaptar com as lentes de contato que utilizava. Tive o privilégio de receber o transplante. Sei que é muito difícil para o familiar que perde alguém que ama. No entanto, essa decisão pode salvar vidas”, reforça.

Doação de órgãos no RS

Atualmente no RS 40% das famílias não autorizam a doação de órgãos após o falecimento do seu familiar. As principais razões relatadas são desconhecimento do desejo do falecido, descontentamento com o atendimento hospitalar e a não compreensão da morte encefálica.

A Organização de Procura de Órgãos do HSL (OPO 2), tem uma equipe dedicada a capacitar equipes médicas e assistenciais para falar sobre o tema e acolher os familiares nesse momento que é decisivo para salvar vidas.  A entidade também tem auxiliado a Central de Transplantes do RS na realização dos cursos de capacitação de morte encefálica aos médicos do corpo clínico, o que além de ser requisito para a realização do diagnóstico de morte encefálica promove a atualização e a discussão de todo o processo da doação de órgãos. Desde 2011, o trabalho da OPO 2 já concretizou 550 doações.

Sobre a peça Começar Outra Vez

A peça tem um texto leve e divertido, que foi aos palcos pela primeira vez em setembro de 2007 com o ator Northon Nascimento e sua esposa, Kely. Atualmente, conta com Kely Nascimento e Robson Vellado no elenco. A história de Adão e Eva conta as muitas dificuldades no dia a dia de uma família por um não conhecer a vontade do outro. A importância do diálogo, do tempo doado. Das muitas formas de doação em vida para que no final seja falado sobre doação de órgãos e tecidos. Para falar sobre a doação, Kely Nascimento apresenta no final um breve texto poético e sensível – Um coração que também era meu, contando sobre os quatro dias de espera pelo coração de Northon. Em cartaz há 11 anos, o texto foi produzido para que as pessoas possam compreender e ser tocadas pela grandeza e urgência da doação.

Peça Começar Outra Vez

Quando: Dia 6/9, às 18h10min, no teatro do prédio 40 da PUCRS
Entrada franca
Inscrições antecipadas pelo link
Texto: Kely Nascimento
Direção: Robson Vellado
Elenco: Kely Nascimento e Robson Vellado