25 de julho de 2019

Bahia será sede da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais

13 cbh

Parcerias e experiências para a ampliação da capacidade hospitalar será o tema central do evento que retorna à capital baiana depois de 42 anos

Nos próximos dias 1 e 2 de agosto, Salvador, Bahia, será sede da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH). O evento está sendo organizado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) e ocorrerá no Gran Hotel Stella Maris, na praia de Stella Maris.

A estimativa é receber cerca de mil congressistas de todo o país e mais de 2 mil visitas profissionais durante dois dias de programação, reunindo gestores hospitalares, lideranças institucionais e governamentais, pesquisadores, além de empresas líderes em tecnologia e inovação em serviços de saúde.

O tema central é “Parcerias e experiências para a ampliação da capacidade hospitalar” e o objetivo, unir o setor hospitalar brasileiro, debater assuntos que estão na agenda prioritária da saúde e experiências que possibilitem o aprimoramento dos estabelecimentos.  A convenção, que ocorre anualmente, completa 50 anos de existência e retorna ao Nordeste depois de 34.

“A escolha de Salvador sediar esta convenção é motivo de orgulho e de compromisso”, declarou o presidente da AHSEB, Mauro Duran Adan, acrescentando que o evento trará conteúdo importante e estratégico para os gestores hospitalares visando ampliar horizontes e buscar soluções para a saúde suplementar. “A convenção trará uma oportunidade de conhecermos soluções e cases de sucesso já aplicados no país e internacionalmente”, destacou Adan, que é vice-presidente da FBH.

“Queremos levar para a Região Nordeste o que há de mais atual nos debates sobre o aprimoramento do setor saúde, proporcionando um ambiente favorável para troca de saberes, experiências e promoção de negócios”, frisou o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato.

PROGRAMAÇÃO – A programação prevê palestras, cursos e debates, além de uma variada feira expositora de materiais, equipamentos e serviços hospitalares, que terá acesso aberto ao público. As salas principais vão abordar temáticas ligadas ao tema central do evento em três enfoques: resultado, qualificação e atendimento. A grade também inclui salas temáticas e haverá uma dedicada ao desenvolvimento do turismo de saúde na Bahia.

Dois palestrantes internacionais estarão proferindo conferência: o ex-ministro da Saúde da Colômbia e atual diretor geral da Associação Colombiana de Hospitais e Clínicas, Juan Carlos Giraldo Valencia; e o diretor executivo do Kuopio University Hospital District, na Finlândia, e próximo presidente do International Hospital Federation (IHF), Risto Miettunen.

Entre outros temas a serem discutidos estão: saúde baseada na entrega do valor, importância dos indicadores de resultados na gestão hospitalar, telemedicina e saúde digital no Brasil, comunicação para a excelência hospitalar, gestão de processos e serviços hospitalares, humanização do cuidado, segurança do paciente, impactos e resultados do SUS para o sistema hospitalar.

DADOS – A rede privada de saúde é responsável por 9,6% do PIB brasileiro. No mercado da Saúde, a Bahia conta hoje com um cenário de 411 unidades hospitalares, sendo 354 delas privadas. No último levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre o segmento, lançado pelo Ministério da Economia em Janeiro, a Bahia aparece como quarto mercado em expansão em termos de empregos formais, com 5.579 vagas, das 26 unidades federativas que registraram crescimento. Os melhores resultados foram alcançados pelos Estados de São Paulo, com 25.608 novas vagas; Minas Gerais, com 12.243 vagas e Distrito Federal, com 9.639 vagas.  No acumulado de 2018, os empregos celetistas gerados pelo segmento representaram um percentual de 16,8% dos novos postos de trabalho formais criados em todo o Brasil em 2018.

A Bahia movimenta um volume orçamentário de cerca de R$ 245 bilhões por ano, sendo responsável por 36% de todo o PIB da região Nordeste. Quando comparado ao plano nacional, é o oitavo do país.

Mais informações sobre a 13ª Convenção Brasileira de Hospitais podem ser acessadas no portal www.convencaofbh.com.br
Contatos:

Cannal de Ideias em Comunicação
71 99988-5313/99698-7516/3273-5024
Carla Ferreira/Deise Cunha