25 de março de 2019

2º Simpósio de Câncer Ginecológico

Câncer ginecológico em debate


Especialistas nacionais, referências no assunto, estarão em Passo Fundo, no dia 12 de abril, para abordar as principais novidades no diagnóstico e tratamento da doença. Inscrições estão abertas e são gratuitas

Dr. Audrey Tsunoda (1)

 

O 2º Simpósio de Câncer Ginecológico ocorrerá no dia 12 de abril, no Auditório da Unimed Planalto Médio, em Passo Fundo. Já estão confirmadas as participações de especialistas no assunto como a Dra. Angélica Nogueira Rodrigues/MG (oncologista clínica e presidente do Grupo EVA – Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos), a Dra. Audrey Tsunoda/PR (cirurgiã oncológica do Hospital Erasto Gartner – Curitiba), a Dra. Daniele Konzen/RS (oncogeneticista do CTCAN e do Hospital de Clinicas Porto Alegre) e a Dra. Raquel C.M. Fernandes/SP (patologista associada do Laboratório Bacchi e diretora da Patologia do Hospital Pérola Byington). O evento é promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), com o apoio dos cursos de Medicina da Imed, UFFS e UPF, Ameplan, Unimed, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Grupo Brasileiro de Tumores Gincecológicos (EVA).

A programação, baseada em casos clínicos e conferências, será voltada para três tipos principais de câncer ginecológico. “O Simpósio será focado em câncer do colo uterino, câncer de ovário e câncer de endométrio por serem os mais importantes nesta área e por terem maior impacto na prática clínica dos médicos que cuidam das pacientes”, justificou o coordenador geral do evento, o oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado.

O Simpósio abordará novidades no diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico. “Serão apresentados os avanços na cirurgia minimamente invasiva, robótica, exames mais precisos e detalhados, classificação mais apurada de pacientes de alto e baixo risco, e seleção de tratamentos mais individualizados”, destacou Machado.

Os três tipos de câncer (ovário, endométrio e colo uterino) abordados no evento matam cerca de 11 mil mulheres por ano no Brasil. No Rio Grande do Sul (RS), cerca de mil mulheres morrem em decorrência desses cânceres. E na região Norte do RS, são quase 100 mortes por ano.

O evento será realizado no auditório da Unimed Planalto Médio a partir das 13h30min. O Simpósio contará com participantes de Passo Fundo e região e tem como objetivo reunir médicos especialistas e em formação, oportunizando atualização e discussão de temas mais recentes e práticas relativas ao cuidado do paciente com câncer ginecológico, assim como fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre estudantes, profissionais e instituições envolvidas nesta temática, resultando no melhor atendimento à comunidade.

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 25 de março, pelo site www.ctcan.com.br. Informações pelo telefone (54) 3311-3361 ou pelo e-mail ctcan@ctcan.com.br.

 

PALESTRANTES