Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 29 de março de 2017

Evento reunirá especialistas internacionais em Porto Alegre

Melinda Sawyer, da Johns Hopkins (EUA); Paulo Borem, do IHI; Joaquín Mira Solves (Espanha) e Ernest Kanyoke (Gana) estão confirmados
Evento sobre segurança do paciente reunirá especialistas internacionais em Porto Alegre

Nos dias 30 e 31 de março, cerca de 300 profissionais do Brasil e de outros países estarão em Porto Alegre para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente. Inciativa do Projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, o encontro será restrito aos representantes de 15 hospitais que integram o programa, autoridades e convidados. O evento ocorre no Hotel Plaza São Rafael.

O projeto “Implantação do Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas Compartilhadas” é desenvolvido pelo hospital gaúcho em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e visa melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em todas as regiões do país, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Na programação, a participação de palestrantes internacionais será o ponto alto. Melinda Sawyer é diretora de Segurança e Educação de Pacientes da Johns Hopkins Medicine e participará do primeiro dia de evento. Paulo Borem, diretor de Projetos da Região da América Latina no Institute for Heathcare Improvement (IHI) e especialista em Segurança do Paciente formado por meio do programa IHI Patient Safety Officer (PSO), também ministrará painéis durante os dois dias abordando liderança para envolvimento médico e programas de melhoria.

Também estará presente o pesquisador espanhol conhecedor da área de envolvimento do paciente no cuidado e das consequências dos eventos adversos na vida dos pacientes, Joaquín Mira Solves. O especialista é autor de publicações importantes sobre comunicação entre médicos e pacientes, e os impactos na segurança.

Um dos destaques será o diretor executivo do Ubora Institute, Ernest Kanyoke. Com 12 anos de experiência em implementação de programas de melhoria, monitoramento e avaliação, o especialista africano iniciou no Projeto Fives Alive! In Gana com foco na redução da mortalidade e morbidade de crianças abaixo dos cinco anos de idade. Na palestra “O desafio na melhoria na África”, Kanyoke falará sobre sua liderança no Projeto de no projeto de melhoria em populações com recursos limitados.

“A participação do Dr. Kanyoke será muito importante para compartilhar experiências em locais com poucos recursos, ciência da melhoria na prática e melhoria em larga escala. Todos esses temas são parte do conteúdo a ser trabalhado no Projeto Paciente Seguro, desenvolvidos em diversas regiões do Brasil”, ressalta a líder do projeto, Elenara Ribas. Segundo a especialista, o encontro será uma oportunidade para que as instituições apresentem os avanços obtidos até o momento com a nova metodologia, além de ser uma oportunidade para interação dos gestores e o Comitê Nacional de Implantação do PNSP.

Entre os palestrantes nacionais, estarão representantes do Ministério da Saúde, do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Projeto Sonho de Laura e especialistas de hospitais brasileiros como Congregação Santa Catarina, Hospital Albert Einstein e do Hospital Moinhos de Vento.

VEJA TAMBÉM

Santa Casa de Porto Alegre lança curso que oportuniza vivência e experiência para acadêmicos de medicina

A fim de proporcionar experiências médicas em alta complexidade hospitalar, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou a edição de inverno do curso Observership, uma oportunidade de vivência e experiência para acadêmicos de medicina. Nele, os alunos irão acompanhar a rotina do setor escolhido sob supervisão de um médico ou profissional de saúde,

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática