Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 2 de julho de 2015

Evento marca lançamento do novo Centro de Terapia Hematológica do Hospital Moinhos de Vento

Jornada de Hematologia ocorre dia 4 de julho
Novidades no diagnóstico do câncer de mama serão apresentados por médicos dos EUA e Argentina no Hospital Moinhos

O Hospital Moinhos de Vento abre as portas, no dia 4 de julho, do novo Centro de Terapia Hematológica, especializado no atendimento humanizado e global de paciente com diagnóstico de doenças oncohematológicas como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo. Para marcar a abertura da unidade, pioneira na rede privada da região Sul do país, a instituição promove a I Jornada de Hematologia.

O Centro de Terapia Hematológica dispõe de 20 leitos para o atendimento altamente especializado, incluindo transplante de medula óssea. A unidade é credenciada junto ao Ministério da Saúde para realizar dois tipos de transplantes de medula óssea: autólogo (o doador de células é o próprio paciente) e alogênico aparentado (o doador é familiar do paciente).

A médica responsável pela nova unidade, Claudia Caceres Astigarraga, destaca que o objetivo é oferecer ao paciente uma equipe de especialistas multiprofissionais organizada para fazer o atendimento completo. “Nossos profissionais são treinados continuamente para atender todos os tipos de pacientes, formando uma equipe totalmente diferenciada. Além disso, os pacientes e familiares tem a oportunidade de participar de grupos de apoio com a orientação da Psicologia. O suporte é realizado antes, durante e após o tratamento,” destaca.

Os pacientes são encaminhados a partir dos consultórios médicos privados do Rio Grande do Sul, de outros Estados e dos ambulatórios de oncologia do Moinhos de Vento, da emergência ou do domicílio quando internações de repetição, frequentes em tratamento quimioterápico.

A Jornada de Hematologia do Hospital Moinhos de Vento, além de marcar o lançamento da nova unidade de Transplante de Medula Óssea do HMV, abordará a revisão dos principais avanços no tratamento das neoplasias hematológicas. Durante a programação serão realizadas palestras e discussões sobre os diferentes tipos das doenças, avaliação de artigos científicos, novos tratamentos entre outros.

Entre os palestrantes estão o chefe da Hematologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes e do Hospital Beneficência Portuguesa, Phillip Scheinberg, o coordenador da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Santa Lúcia e Líder de Ações em Hematologia da Coordenadoria do Câncer do Distrito Federal, Jorge Vaz Pinto Neto, e o médico hematologista do Centro de Hematologia e Oncologia da Bahia, Edvan Crusoe.

VEJA TAMBÉM