EUA deve aprovar fármaco contra obesidade da Novo Nordisk ainda em 2014
Saxenda ajudou na perda de peso de 92% dos pacientes tratados, segundo estudoA agência reguladora de saúde norte-americana, FDA, deve aprovar ainda em 2014 o Saxenda (liragludtide), novo fármaco da Novo Nordisk para tratar a obesidade. O presidente da Federação Mundial de Obesidade, Dr. Walmir Coutinho, apresentou no Congresso Panamericano de Medicina Interna, dia 13 de novembro, no México, dados sobre o medicamento.
O remédio da indústria dinamarquesa mostrou eficácia ao ser usado isoladamente, segundo Dr. Coutinho.
Em recente estudo, o Saxenda foi testado em 3.731 pacientes obesos e mostrou eficácia em 92% dos casos. Os indivíduos perderam mais peso em comparação com 62% que realizaram apenas dieta e exercícios. Os voluntários que completaram o estudo (que totalizou 56 semanas) perderam em média 9,2% de seu peso corporal, quase o triplo dos 3,5% com placebo.
Em 20 de dezembro de 2013 a Novo Nordisk entrou com pedido de aprovação junto à FDA. A empresa acredita que a decisão deverá ser conhecida muito em breve. A expectativa é de que a liberação ocorra ainda no ano corrente, o que permitirá o lançamento da droga no primeiro semestre de 2015.