EUA aprovam teste diagnóstico feito em casa para Covid-19
Kits de auto-coleta estarão disponíveis em alguns estados do país nas próximas semanasA agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou o uso de emergência do teste RT-PCR para Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), da LabCorp, em casa. Este é o primeiro teste de diagnóstico que permite a coleta de amostras nos domicílios. O teste custa 119 dólares (na cotação de hoje, R$ 675,29).
As pessoas devem usar os cotonetes nasais e soro fisiológico incluídos no kit de auto-coleta designado pela LabCorp – que a empresa está chamando de Pixel by LabCorp Covid-19 Test. Após realizar o auto-teste, o paciente deve enviar em uma embalagem isolada a amostra para uma instalação da LabCorp indicada.
A LabCorp disse, em anúncio, que inicialmente lançará esses kits para profissionais de saúde com sintomas de Covid-19 ou exposição potencial ao vírus. Para os consumidores, os kits de auto-coleta estarão disponíveis na “maioria dos estados” nas próximas semanas e exigirão uma receita médica, de acordo com a FDA.
“Para testes que incluem a coleta domiciliar de amostras, trabalhamos com o LabCorp para garantir que os dados demonstrados na coleta de amostras domiciliares sejam tão seguros e precisos quanto a coleta de amostras no consultório médico, hospital ou outro local de testes”, disse Stephen Michael Hahn, médico que atua como Comissário de Alimentos e Drogas da FDA. “Com essa ação, agora existe uma opção conveniente e confiável para a coleta de amostras de pacientes no conforto e segurança de sua casa”, completou.
Importância de testes em domicílios
Embora quaisquer novos testes de diagnóstico para a doença ajudem as equipes de saúde a priorizar melhor os pacientes de maior risco, uma opção de coleta de amostra em casa permite que os indivíduos entendam sua condição sem expor mais ninguém em suas comunidades.
A autorização da FDA representa um passo importante para aumentar o acesso e limitar novas infecções entre o público e os profissionais de saúde. O tempo dirá se outros testes moleculares autorizados receberão autorizações semelhantes – ou se os provedores poderão evitar o contato com pacientes sintomáticos, solicitando esses testes para seus pacientes por telessaúde.
“O LabCorp continua a desenvolver novas maneiras de ajudar pacientes e profissionais de saúde a combater a crise da Covid-19 por meio de nossas principais capacidades de teste e profundo conhecimento científico e de pesquisa”, afirmou Adam Schechter, presidente e CEO da LabCorp, em comunicado. “Os kits de coleta domiciliar foram projetados para tornar mais fácil e seguro testar os profissionais de saúde e os socorristas durante esse período importante”, completou.