Gestão e Qualidade | 20 de abril de 2016

Ética e compliance são temas de evento em Porto Alegre

Atividade da Anahp recebeu mais de 200 participantes
Ética e compliance são temas de evento em Porto Alegre_1

Sob o tema ‘Ética: A sustentabilidade da saúde no Brasil’, a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) realizou na terça-feira, dia 19, em Porto Alegre, evento preparatório para o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que ocorre em novembro deste ano, na cidade de São Paulo.

Três eixos temáticos foram abordados na capital gaúcha: a ética nas relações entre pacientes, hospitais e equipes de saúde; a ética nas organizações e modelos de governança; e a ética nas escolhas em saúde. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Anahp, médico Francisco Balestrin, a atividade buscou promover a discussão “sobre a estreita correlação entre atitudes e posturas éticas e a viabilidade do sistema de saúde”.

Um dos destaques da atividade, foi a presença do médico Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O executivo da instituição fundada em 1921, por um grupo de senhoras (Sociedade Beneficente de Senhoras) liderada por Adma Jafet; apresentou os valores e os desafios da instituição para manter a forte cultura organizacional com a necessidade de se reinventar. “Crescer, mas sem perder a qualidade”, disse Chapchap.

Ao abordar os valores do Sírio-Libanês (Pioneirismo, Responsabilidade Social, Conhecimento, Excelência, Calor Humano) e discorrer sobre a governança corporativa, o executivo disse que a transparência ainda não foi colocada no “rol de valores”, mesmo que esteja cada vez mais disseminada entre os seus públicos de interesse e sociedade. Chapchap explicou que somente poderá divulga-la como um dos valores quando efetivamente ela for aplicada de forma ampla. “Não é a questão de mostrar ao mercado, é a de se deixar ver. Esta é uma das metas que pretendo atingir antes de deixar o Sírio-Libanês”, disse.

As dualidades, nem sempre são conflitantes ou precisam motivar uma exclusão, segundo Chapchap, ao apresentar um quadro onde apareciam de um lado transparência e do outro vantagem competitiva, assim como economia colaborativa e economia predatória. “Não existe certo ou errado neste quadro”. Mas parâmetros da governança corporativa podem ajudar a formatar o cumprimento da missão e a consolidação dos valores, e segundo o executivo, contribuir no momento das decisões.

Para Chapchap não deve existir concorrência no plano clínico-assistencial entre os estabelecimentos de saúde, e sim a criação de estruturas colaborativas. “Não concordo que no mercado da saúde seja aplicado o termo concorrência”, sentenciou.

Os economistas Mohamed Parrini (superintendente do Hospital Moinhos de Vento) e Alceu Alves da Silva (superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus), participaram da mesa redonda juntamente com Paulo Chapchap, e falaram sobre compliance e como as suas respectivas organizações trabalham a questão da ética que pauta o relacionamento com o público interno e externo.

Mohamed explicou que o objetivo da governança corporativa é “criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos, quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa”.

Alceu Alves da Silva, defendeu que as decisões dos executivos da saúde devem ser baseadas na segurança jurídica, no bom senso e na aplicação das regulamentações, além de controles internos eficientes. “Sem esquecer o principal, o nosso cliente, o paciente”, destacou.

A abertura do evento teve a presença do Secretário Estadual dos Transportes e vice-presidente da Fehosul, médico Pedro Westphalen; do presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), médico Cláudio Allgayer; do presidente e do diretor executivo da Anahp, médico Francisco Balestrin e o administrador Carlos Figueiredo, respectivamente; além do diretor executivo do Hospital Sírio-Libanês, economista Fernando Andreatta Torelly (também diretor da Fehosul).

Francisco Balestrin, presidente da Anahp

Francisco Balestrin, presidente da Anahp.

 

Ética e compliance são temas de evento em Porto Alegre_1

Francisco Balestrin, Presidente do Conselho de Administração da Anahp; Mohamed Parrini, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento; Alceu Alves da Silva, Superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus; e Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio-Libanês

 

Mais de 200 participantes

Mais de 200 participantes, em Porto Alegre

 

A atividade contou com o apoio da Fehosul, Sindihospa, Hospital Moinhos de Vento, Sistema de Saúde Mãe de Deus e Portal Setor Saúde (divulgação). Fotos: Gustavo Rampini/Anahp

VEJA TAMBÉM