Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 27 de abril de 2017

Especializações e MBA na área da saúde com inscrições abertas

Diretor da FASAÚDE destaca parcerias e a tradição de mais de 40 anos no ensino
especializacoes_fasaude

A Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE), vinculada ao IAHCS – com mais de 40 de tradição no ensino em saúde – está com inscrições abertas para os cursos de especialização e MBA com foco no setor da saúde. “Caracterizadas como organizações altamente complexas, segundo Peter Druker [considerado o pai da administração moderna], os estabelecimentos assistenciais de saúde dependem substancialmente da sua força de trabalho. Hoje o mercado demanda profissionais com facilidade em trabalhar de forma colaborativa e com transparência. Por isso se discute muito a necessidade do surgimento de novas lideranças em todas as especialidades ou áreas da saúde”, destaca o diretor geral da instituição, professor Ricardo Minotto.

ricardo_minotto_fasaude

Ricardo Minotto (Diretor Geral da Fasaúde)

 

A FASAÚDE oferece dez (10) opções de aperfeiçoamento em nível de pós-graduação e uma de graduação. “São oportunidades de formação, capacitação e desenvolvimento por meio de cursos de graduação, pós-graduação e extensão; atualizados para as novas necessidades e tendências do mercado, exploradas por um Corpo Docente formado por professores Doutores, Mestres e Especialistas, com larga experiência docente e no mercado da saúde”, explica Minotto.

Em entrevista ao portal Setor Saúde, o diretor da FASAÚDE afirmou que “as organizações de saúde atuam em um mercado com pressões de toda a ordem, sejam de sustentabilidade, regulatórias, tipo de produto e serviço, instabilidades nas relações, judicialização, entre outros temas que trabalhamos fortemente em nossos cursos, orientados para a transformação do presente e a sedimentação de um futuro mais justo para os diferentes atores do mercado da saúde. Hoje, sem dúvida, temos assuntos pontuais que invariavelmente devemos discutir de forma mais profunda para favorecer a geração e a entrega de valor”. Minotto cita ainda novos modelos de remuneração, integração público/privado, comportamento e engajamento do consumidor, governança, segurança do paciente e qualidade, consumeirismo, inteligência artificial, novas tecnologias e economia da saúde como assuntos inseridos na agenda de temas a serem abordados nos programas de ensino.

Parcerias e formação de lideranças

Ricardo Minotto destaca vantagens únicas para os alunos da FASAÚDE, através de parcerias estratégicas desenvolvidas com o mercado. “Em todos os cursos desenvolvidos pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde [FEHOSUL], os alunos podem participar gratuitamente, aumentando o portfólio de conhecimento fornecido. Se um curso de pós possui 360 horas, por exemplo, e se o aluno tiver interesse e disponibilidade, ele poderá aprofundar seus estudos através da grade de cursos da entidade representativa dos estabelecimentos assistências de saúde do Estado, incrementando conhecimento e horas complementares. Outro diferencial é o conceituado evento Seminários de Gestão, que já trouxe a Porto Alegre expoentes máximos da gestão hospitalar, como Paulo Chapchap, do Sírio-Libanês, e Jorge Moll, da Rede D´Or São Luiz, maior rede de hospitais do Brasil. Nossos alunos se inscrevem com 80% de desconto neste evento especifico. Ou seja, mantemos pontos efetivos de conexão com o que de mais moderno se discute em termos de saúde atualmente. Um dos ensinamentos, dito pelo próprio Chapchap na edição de março do Seminários de Gestão, é que devemos investir na formação de lideranças para além do nosso tempo e do nosso próprio interesse. Entendo que este ensinamento se encaixa perfeitamente naquilo que adotamos como estratégia de ensino”, destaca Minotto.

O diretor cita ainda parcerias com hospitais de referência, como o Sistema de Saúde Mãe de Deus e o São Vicente de Paulo – de Passo Fundo. “Em nível de pós-graduação, a tradição do IAHCS/FASAÚDE já supera algumas décadas, em especial na Especialização em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde, com mais de 40 turmas realizadas. Os cursos de Auditoria em Saúde, Arquitetura Hospitalar, Perícias Médicas e Medicina do Trabalho têm sido procurados por profissionais do Estado e do País, reflexo da relevância dos temas apresentados, que aliam fortemente teoria e prática a partir das experiências dos professores e alunos. Recebemos profissionais de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, com alguma frequência. A principal novidade deste primeiro semestre é o novo MBA Gestão Assistencial e Negócios em Saúde, em parceria com a Universidade Corporativa do Sistema de Saúde Mãe de Deus, com inscrições abertas para colaboradores do Mãe de Deus e para demais profissionais interessados. Ainda neste ano, vamos lançar a segunda edição do MBA Auditoria e Gestão em Saúde, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, e uma edição da Especialização em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde, em Santa Cruz do Sul, em parceria com o Hospital Ana Nery”.

“Líderes formados aqui”

“Nossos ex-alunos são exemplos notáveis de sucesso, são líderes formados aqui. Estão hoje em grandes hospitais, clínicas e laboratórios. São executivos e especialistas com cargos de alto escalão em hospitais de excelência, como Mãe de Deus, Moinhos de Vento, de Clínicas de Porto Alegre, Santa Casa, Tacchini, São Lucas, Ernesto Dornelles, dentre outros no Rio Grande do Sul; e, inclusive, mais recentemente no Sírio-Libanês, em São Paulo. O que nos alegra é que mesmo à distância, eles nunca perderam a forte ligação conosco. Muitos fazem parte do nosso corpo docente atualmente, e participam ativamente das discussões, seja com os membros do nosso conselho de administração ou em reuniões das entidades representativas do setor ligadas à nossa Faculdade. Suas ideias e visões são fomentadoras para formular as novas e modernas abordagens que nossos cursos propõem. Esta ‘veia’ formadora de lideranças, que são preparadas para entregar resultados e ‘fazer a diferença’ na qualidade e excelência dos serviços, sempre fez parte da marca de nossa instituição de ensino”, destaca Minotto.

Graduação com o “DNA IAHCS”

Já a graduação está centrada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, que viabiliza ao aluno a obtenção de certificações parciais ao longo dos três anos de duração. “O curso oferece toda esta herança histórica do IAHCS na formação de novas lideranças. Ao seu final, o aluno estará formado em um conjunto de conhecimentos que lhe permitirão concorrer com diferenciais no mercado de trabalho. Com seu diploma, estará, ainda, capacitado à obtenção do registro junto ao Conselho Regional de Administração [CRA/RS]. O curso é uma excelente oportunidade para os profissionais de nível médio buscarem uma profissão, que é a do Gestor Hospitalar, que apresenta demandas e oportunidades permanentes, tanto em hospitais como em clínicas, operadoras de saúde e demais organizações da área, inclusive públicas. Recebemos também, alunos que já possuem curso técnico e que agora querem alcançar uma melhor posição nas organizações onde já atuam. Neste ano ocorrerá a formatura da primeira turma. Em maio, inicia o processo seletivo do vestibular de inverno”.

Para mais informações, entre em contato pelo email ingresso@fasaude.com.br, ou acesse o site www.fasaude.com.br

Pos_Fasaude_006

VEJA TAMBÉM

Ressonância magnética para avaliação do fígado é tema de Simpósio de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento

Neste sábado (19), o Hospital Moinhos de Vento realizará seu primeiro Simpósio de Radiologia, para tratar de técnicas avançadas de Ressonância Magnética (RM) na avaliação do fígado. Um dos objetivos do encontro é difundir a aplicação do procedimento para a detecção precoce e a quantificação de doenças hepáticas, além de avaliar, através da Elastografia, a intensidade do

Casos de colesterol alto podem ter origem familiar

Eventualmente provocado por maus hábitos alimentares, o colesterol alto também pode ter influência no histórico familiar, conhecida como dislipidemia poligênica. No entanto, a cada 300 indivíduos no mundo, um possui a doença em virtude da herança genética direta. Isso ocorre quando o pai carrega consigo um dentre seis genes específicos conhecidos, diretamente ligados ao metabolismo celular do colesterol. O fato faz com que o filho possua 50% de chances
PORTO ALEGRE

Sistema de Saúde Mãe de Deus seleciona profissionais para Hospital Santa Ana

A primeira fase de contratação de profissionais para o Hospital Santa Ana (que será administrado pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus), em Porto Alegre, já está aberta. A Associação Educadora São Carlos (AESC), entidade mantenedora da Instituição, oferece 39 vagas para atuação nos serviços de Saúde Mental, que entrarão em funcionamento no começo do