Equipe do HSVP conclui MBA Acreditação em Serviços de Saúde
“Eu não canso de dizer que uma das grandes funções dos gestores é constituir elos entre as Instituições de Ensino e de Saúde. O [Hospital] São Vicente tem feito isso, com o auxílio do IAHCS formamos aqui um cenário para construção de conhecimento, com estrutura e corpo docente, para vários segmentos da área da saúde", disse o superintendente, Ilário De David
Nesta semana, 14 profissionais do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)de Passo Fundo (RS) receberam os certificados de conclusão da Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Acreditação em Serviços de Saúde realizada pela Fasaúde, mantida pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). O título é mais uma conquista importante na carreira dos colaboradores da Instituição que, no período da pandemia, se dividiram entre a missão de salvar vidas e as tarefas das disciplinas do curso.
A entrega dos certificados aos participantes da turma, aconteceu no Centro de Convivências dos funcionários do Hospital e contou com a presença de Sérgio Ruffini, representante da IAHCS, que veio a Passo Fundo para cumprimentar os novos especialistas. “Nesta segunda edição do curso procuramos trazer conceitos bem atualizados sobre segurança do paciente e num momento que a gente não imaginava que fosse tão necessário. Isto veio ao encontro de uma situação não prevista e que, coincidentemente, a sociedade técnica soube lidar muito bem para evitar um colapso nacional”.
PUBLICIDADE
“Formamos aqui um cenário para construção de conhecimento”, diz superintendente do HSVP
O superintendente do HSVP, Ilário De David, agradeceu o comprometimento de todos os envolvidos na especialização. “Eu não canso de dizer que uma das grandes funções dos gestores é constituir elos entre as Instituições de Ensino e de Saúde. O São Vicente tem feito isso, com o auxílio do IAHCS formamos aqui um cenário para construção de conhecimento, com estrutura e corpo docente, para vários segmentos da área da saúde. Justamente por isso, desde os anos 80, centenas de profissionais tiveram a oportunidade de estudar no próprio Hospital sem precisarem se deslocar para a capital. Então, parabenizo os novos especialistas que se dispuseram a aprender mais neste novo curso”.
A Pós-Graduação em Acreditação em Serviços de Saúde é uma ferramenta importante para qualificar ainda mais o trabalho dos profissionais que atuam, em diferentes frentes do hospital, para o cuidado da vida. “Fazer um curso em sala de aula é uma coisa, fazer uma especialização dentro do hospital tem outro valor, já que no dia seguinte os profissionais já podem pôr em prática os aprendizados. Isso é bastante valioso, ainda mais na crise sanitária que exigiu que esse conhecimento fosse colocado em prática imediatamente”, explicou Ruffini.
Texto e fotos: Ana Paula Koenemannn – Comunicação HSVP Passo Fundo. Edição SS.