Gestão e Qualidade | 7 de agosto de 2020

Empresas construirão fábrica para a produção de vacina da AstraZeneca/Oxford no Rio de Janeiro

Estrutura de R$ 100 milhões será doada para a FIOCRUZ
Empresas construirão fábrica de vacinas para produção de vacina da AstraZeneca Oxford no Rio de Janeiro

A Ambev, Americanas, Itaú Unibanco (Todos pela Saúde), Stone, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Brava e a Behring Family Foundation construirão uma fábrica de vacinas contra a Covid-19. A instalação ficará no Rio de Janeiro e será doada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão é de que a fábrica esteja pronta até o começo de 2021. A vacina que será produzida na unidade é a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, junto ao laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca, e que está na fase III de testes no Brasil. Conhecida hoje como AZD1222 [inicialmente chamada ChAdOx1], a vacina Oxford-AstraZeneca conseguiu avançar de forma mais rápida para a fase de estudos em larga escala comparado com outros concorrentes.

Conforme a Ambev, o investimento total é de R$ 100 milhões e será totalmente custeado pela coalizão formada pelas empresas e fundações. A fábrica inclui todos os equipamentos laboratoriais e industriais de ponta necessários à operação. A Ambev será co-responsável, junto com Fiocruz, pela gestão e execução do projeto de montagem da fábrica, sob supervisão técnica de Bio-Manguinhos.

vacina_ambev

“Mais uma vez, podemos ver que juntos somos mais fortes e é com muita alegria que nos unimos a estes parceiros para deixar mais um bem à serviço dos brasileiros”, diz anúncio da empresa.



VEJA TAMBÉM