Empresas alimentícias cortam 6,4 trilhões de calorias
Setor reduziu os valores calóricos de seus produtos acima do prometidoPesquisadores norte-americanos patrocinados pela Fundação Robert Wood Johnson – organização de pesquisa filantrópica – analisaram uma promessa de 2010 feita por 16 empresas líderes do mercado alimentício nos EUA, de que iriam cortar um trilhão de calorias de seus produtos até 2012 e 1,5 trilhão até 2015.
Entre as empresas estão a General Mills Inc., Campbell Soup Co., Kraft Foods Inc., Kellogg Co., Coca-Cola Co., PepsiCo Inc. e Hershey Co. De acordo com a Associated Press, elas cortaram cerca de 6,4 trilhões de calorias entre 2007 e 2012. O estudo se traduz em uma redução gradual, de 78 calorias diárias, na dieta da população dos EUA – assolada pela epidemia da obesidade – o que é substancialmente mais do que a indústria havia se comprometido a cortar até o final do próximo ano.
Os pesquisadores, da Universidade da Carolina do Norte, utilizaram dados baseados em milhares de alimentos e mercados, para calcular exatamente quantas calorias as empresas estavam vendendo. A Fundação Robert Wood Johnson ressalta que as empresas devem sustentar a redução prometida.
A diminuição tem sido confirmada com produtos embalados em porções menores, o que significa que a tendência do setor é cortar 100 calorias por cada pacote de lanches ou alimentos semelhantes. Também há o indicativo de que as empresas vão reduzir os valores dos produtos existentes e desenvolver novas opções de baixa caloria.