Tecnologia e Inovação | 19 de dezembro de 2015

Empresa holandesa aposta em soluções de governança clínica

Wolters Kluwer nomeia gerente de relacionamento para a região Sul
image2-e1450535893344

A empresa de tecnologia de origem holandesa Wolters Kluwer, com atuação mundial em fornecimento de informações para profissionais da área da saúde, definiu a região Sul do país como estratégica para os seus negócios, especialmente no que diz respeito ao recurso de apoio a decisão clínica UpToDate. Em dezembro deste ano, a organização anunciou a ampliação de sua equipe para fornecer suporte mais próximo aos clientes locais. Fabiano Mallmann passou a integrar o time no Brasil, como Gerente Sênior de Relacionamento para a região Sul.

Com mais de 15 anos de experiência na área comercial, Mallmann, acumula passagens por empresas como Microsoft, Dell, Allen, ASG e QualityWare. “Temos hoje um grande volume e importantes clientes na região Sul. Além disso, essas instituições de saúde preocupam-se com a qualidade de atendimento e entrega de bons resultados aos seus pacientes, o que vem de encontro à missão do UpToDate e demanda a ampliação dos esforços nesta região”, ressalta o executivo, que complementa “minhas principais atividades nesta nova etapa estão exatamente relacionadas a apoiar os hospitais, clínicas, universidades e planos de saúde a melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes, aumentar a efetividade dos seus médicos, acelerar a formação de residentes e, ainda, reduzir custos através da utilização do UpToDate”.

O Portal Setor Saúde entrevistou Fabiano Seyboth Mallmann, que atuará em escritório localizado em Porto Aegre, leia abaixo.

1 – Fale um pouco sobre os seus desafios junto a Wolters Kluwer?

Melhorar ainda mais a satisfação dos clientes de uma solução cujos níveis de satisfação são historicamente altos, aumentar o número de clientes que integram nossa solução aos seus sistemas de Prontuário Eletrônico de Paciente e incentivá-los a disponibilizar nossa solução baseada em dispositivos móveis aos seus profissionais de saúde.

2 – Qual a importância do mercado de saúde gaúcho para a Wolters Kluwer?

Temos nessa região um elevado número de clientes de grande importância, como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, instituição pública, geral e universitária, que atende cerca de 60 especialidades e que é vinculada academicamente à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, também é cliente e aumentou a satisfação dos médicos fazendo uso da ferramneta para suporte clínico e para a formação.

3 – Quais as projeções ou metas estabelecidas para o mercado brasileiro?

A Wolters Kluwer mantém-se ativa no setor de saúde brasileiro há muitos anos. Estamos comprometidos em aumentar a nossa participação neste setor, fornecendo um portfólio de soluções, que inclui apoio à decisão clínica baseada em evidências, capaz de ajudar os prestadores de cuidados a concentrarem-se na gestão hospitalar, na redução de custos e na melhoria da qualidade do atendimento. O mercado brasileiro tem surpreendido pelas fortes oportunidades apresentadas. As políticas governamentais para incentivar uma participação mais ampla das organizações internacionais neste segmento e a ênfase na governança clínica tem sido fortes aliados da Wolters Kluwer no Brasil. Estamos bem posicionados e temos um grande comprometimento com o País e com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde aqui prestados. Não só o UpToDate, mas nosso portfólio de soluções como um todo pode ajudar os provedores de cuidado à saúde a focarem no gerenciamento dos hospitais, redução de custos e na melhoria da qualidade dos tratamentos.

4 – Quais as vantagens do UpToDate em relação às outras plataformas de Apoio a Decisão Clínica disponíveis no mercado?

O aclamado recurso de suporte a decisões médicas UpToDate é utilizado por mais de 1 milhão de médicos em 174 países e está presente em 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA. No Brasil, já utilizam o sistema UpToDate, inúmeras instituições de saúde, médicos e estudantes de medicina. Quatro dos cinco hospitais brasileiros presentes na lista LATAM Top 20 são usuários da solução. O UpToDate é um sistema de conhecimento médico criado por médicos e baseado em evidências, que permite a tomada de decisão clínica certa no local de atendimento. Apresenta uma síntese abrangente da evidência, seguida de recomendações. A ferramenta possui mais de seis mil autores médicos, editores e revisores parceiros, que utilizam um rigoroso processo editorial para sintetizar as mais recentes informações médicas em recomendações confiáveis. Em 2014, dos quase 16 mil assinantes individuais que participaram da Pesquisa do Assinante, 94% dos usuários do UpToDate relataram que o recurso de suporte a decisões médicas melhora a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes. A solução também dispõe da versão móvel, o UpToDate Anywhere, que permite aos hospitais e instituições de saúde fornecerem aos médicos acesso remoto, via dispositivo móvel, ao recurso de suporte a decisões médicas. O aplicativo do UpToDate para iOS, Android e Windows 8 foi classificado entre os melhores aplicativos médicos para o novo iPhone pela iMedicalApps. Ele já foi baixado cerca de 365 mil vezes. Além disso, ao longo dos anos, o UpToDate tem sido objeto de mais de 60 estudos que confirmam que seu uso está associado com um melhor tratamento do paciente e desempenho hospitalar. Em 2011, por exemplo, pesquisadores da Universidade de Harvard publicaram um estudo interessante confirmando que o uso do UpToDate durante um período de três anos foi associado com melhor qualidade em cada estado médico nas métricas da Hospital Quality Alliance, períodos menores de internação e menores taxas de mortalidade. Ouros pontos importantes são os tópicos originais escritos pelas maiores autoridades mundiais em cada especialidade, que necessariamente precisam manter clínica médica ativa e ter vinculação a uma instituição acadêmica. Além disto, oferece recomendações graduadas que permitem aos médicos melhorar sua tomada de decisões quando estão atendendo pacientes. E um processo editorial extremamente rigoroso para garantir a qualidade de todo o seu conteúdo, o que faz com que seja o recurso de apoio a decisões clínicas em que os médicos mais confiam.

VEJA TAMBÉM