Geral | 25 de fevereiro de 2013

Doação de órgãos ganha força no RS

Hospital Moinhos de Vento é um dos apoiadores da Via-Vida - Pró-Doações e Transplantes
Doação de órgãos ganha força no RS

A nova campanha de incentivo à doação de órgãos, liderada pela Via-Vida – Pró-Doações e Transplantes, ganha força no Rio Grande do Sul com o apoio do Hospital Moinhos de Vento. O objetivo é disseminar a informação sobre o assunto e incentivar as pessoas à avisar a família que deseja ser doador.

Desde a última sexta-feira,22, cinemas de Porto Alegre estão veiculando comerciais, alertando para a importância da doação e esclarecendo as dúvidas mais corriqueiras sobre o assunto. Uma propaganda também foi publicada no Youtube (acesse aqui). O slogan da campanha é “Quem espera por um órgão não precisa depender do acaso. Seja um doador e informe sua família”.

Depois de duas décadas servindo como exemplo nacional, o RS passou a decair em 2007. Porém, o último ano mostra que a a população está cada vez mais interessada em fazer parte dessa corrente pela vida. Entre o segundo semestre de 2011 e 2012 o Estado registrou um aumento de 44% em doações.

Embora siga com o maior índice em doadores de rim e pulmão no Brasil, o Estado pretende chegar em 2015 ao número de 25 doadores para cada milhão de habitantes. Atualmente são 17,3 por milhão de gaúchos, acima da média nacional (13,6) mas distante da campeã Santa Catarina (26,9).

 

VEJA TAMBÉM