Diagnose completa 40 anos de serviços prestados
Laboratório é pioneiro em Anatomia Patológica, Citologia e Genética MédicaEm 2013, o laboratório Diagnose completa quatro décadas de atendimento à saúde. Fundado em 1973 pelo médico patologista Celso Piccoli, é o primeiro laboratório de Patologia da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Desde então, mais de 2,3 milhões pacientes já foram registrados e mais de 3,5 milhões de exames foram realizados.
No dia 7 de outubro ocorre a reunião-almoço que celebra oficialmente os 40 anos do laboratório. O evento será na CIC (Rua Italo Victor Bersani, 1134, Jardim América, Caxias do Sul), a partir das 12h, com a palestra do psiquiatra Milton Commassetto, que tratará do tema Emoções e comportamento sob a ótica da psiquiatria.
Atualmente a instituição atende (em Caxias do Sul e Bento Gonçalves) cerca de 500 pessoas diariamente. O médico fundador ressalta que a importância da atividade patológica está na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer e outras doenças não tumorais.
Em 2007, o Diagnose foi pioneiro na fundação de um laboratório de Genética Médica e Biologia molecular, onde são feitos testes de paternidade, constatados erros metabólicos e diagnosticadas alterações genéticas. O laboratório realiza estudos de genética para identificar mutações em tumores, procedimento que auxilia na descoberta da probabilidade de câncer de origem hereditária e auxilia no tratamento.
Desde 2012 o Diagnose é o único laboratório de Caxias do Sul a oferecer serviço especializado em Odontopatologia. O estabelecimento também conta com serviço de identificação do vírus HPV e sua classificação, o que é fundamental para saber a probabilidade de lesões causadas pelo vírus se transformarem em câncer.
Todos os patologistas da instituição têm mestrado e/ou doutorado. A equipe ainda conta com ginecologistas, que realizam colposcopias e biópsias de colo uterino e vulva. Ao todo, são 56 colaboradores, entre médicos e funcionários técnico-administrativos.