Mundo | 7 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde tem como tema a segurança alimentar

Veja 10 passos para uma alimentação saudável
Dia Mundial da Saúde

Preocupada em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o planeta, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou, em 1948, o Dia Mundial da Saúde. A data, 7 de abril, ajuda a alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população de todos os continentes.

Em 2015, o tema escolhido foi “Segurança Alimentar: do campo à mesa”, para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. De acordo com a OMS, os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, da diarreia ao câncer. Segundo a OMS, cerca de dois milhões de pessoas morrem a cada ano por consumirem alimentos contaminados.

Em novembro de 2014, o Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira. Trata-se de um conjunto de recomendações sobre alimentação para promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades, baseadas em conhecimentos gerados por diferentes modalidades de estudos experimentais, clínicos e populacionais, incluindo os experimentos naturais implícitos no processo de seleção de padrões de alimentação desenvolvidos e transmitidos ao longo de gerações.

10 Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável, segundo o Guia Alimentar:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
  3. Limitar o consumo de alimentos processados
  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia
  6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela exigência da comprovação da segurança de uso de determinados alimentos. O objetivo é proteger a população e reduzir os riscos associados ao consumo, em resposta às constantes inovações tecnológicas e ao aumento do comércio internacional.

 

VEJA TAMBÉM