Geral | 20 de dezembro de 2013

DEXA garante maior precisão para o planejamento de atividades físicas

Tecnologia mede os índices de massa muscular, gorduras e tecido adiposo do corpo, com maior precisão
maededeus

Desenvolvida originalmente para a realização de densitometria óssea, uma nova aplicação da tecnologia de raio-X desponta como importante ferramenta no planejamento de atividades físicas. Conhecida pela sigla DEXA, a Dual-energy X-ray Absorptiometry (DEXA) permite a realização da Avaliação da Composição Corporal Tecidual (ACCT).

Através de um levantamento de imagens e dados, o exame mede com alta precisão a massa dos tecidos muscular, ósseo e adiposo do corpo todo, e mesmo dos membros separadamente. Os dados são compartilhadas entre profissionais especializados na área esportiva (fisioterapeutas, nutricionistas, ortopedistas e educadores físicos), que fazem a programação mais correta dos treinamentos, inclusive para exercícios de reabilitação.

Com esse acompanhamento mais preciso é possível adequar a carga de exercícios e a alimentação para cada tipo de condicionamento físico desejado, levando a melhores resultados em curto prazo e reduzindo riscos de lesões.

No Rio Grande do Sul, o serviço é oferecido pelo Instituto de Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus (HMD).  De acordo com o médico radiologista Lucio De Carli, a ACCT realizada por DEXA é mais apurada que outras técnicas tradicionais. “Justamente pela sua precisão e sensibilidade, esse exame oferece uma série de vantagens em relação aos demais métodos que medem a composição corporal tecidual, entre eles a plicometria, a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética”, considera o gestor do serviço especializado de densitometria óssea do hospital.

VEJA TAMBÉM