Gestão e Qualidade | 26 de setembro de 2017

Criado em Porto Alegre centro inédito para prevenção do câncer

Estrutura compõe complexo do Hospital do Câncer Mãe de Deus e terá em breve espaço interatividade com pacientes e o público geral
Criado em Porto Alegre centro inédito para prevenção do câncer

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)*, a cada 10 novos casos de câncer no mundo, até cinco podem ser evitados. Todavia, as projeções indicam que a doença será em breve o primeiro colocado no Brasil no número de mortes, ultrapassando as cardiopatias. O envelhecimento da população, aliado com um estilo de vida menos saudável dos indivíduos nas últimas décadas explica esse crescimento de mortes por câncer. O Centro de Prevenção e Detecção Precoce do Hospital do Câncer Mãe de Deus surge como projeto inovador no país ao englobar especialmente a mudança de comportamento para hábitos de vida mais saudáveis e a detecção precoce da doença.

A novidade é inspirada em alguns dos mais importantes centros internacionais no segmento, como o MD Anderson Cancer Center, do Texas (EUA), referência no tratamento oncológico e no trabalho preventivo, atuando também junto às comunidades de sua região. Em 2017/2018 foi classificado como o hospital número 1 em cuidado do câncer nos EUA, pela pesquisa “Best Hospitals” da revista US News & World Report.

Prevenção em especial para pessoas com 40 a 80 anos

O projeto gaúcho tem como proposta trabalhar a educação e a cultura da prevenção, focando em especial pessoas com idade entre 40 e 80 anos, faixa etária de maior incidência da doença. Em relação ao que já é desenvolvido no Brasil, o diferencial do projeto é o foco paralelo em dois níveis de prevenção: o primário, que engloba estilo de vida e hábitos saudáveis, e o secundário, que inclui a detecção precoce através de exames chamados de rastreamento.

O Centro de Prevenção do Hospital do Câncer Mãe de Deus conta com o oncologista clínico Dr. Fabiano Souza, Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Conforme o gestor do serviço, o paciente pode buscar atendimento diretamente ou ser encaminhado por qualquer profissional da saúde. “A primeira consulta terá aproximadamente uma hora de duração, onde faremos uma avaliação clínica completa que incluirá o histórico familiar de doenças, rotina e estilo de vida. A partir disso, elaboramos e executamos um plano de ações compatíveis com o perfil e as prioridades do paciente. A proposta é sustentar hábitos saudáveis de forma realista e progressiva, reduzindo assim as chances de surgir a doença. Para termos sucesso, o indivíduo tem que realmente se engajar no processo”, comenta Dr. Fabiano referindo-se a iniciativas como alimentação saudável, parar de fumar e prática de atividades físicas. “Queremos ouvir e conhecer esta pessoa para construirmos juntos metas que respeitem suas singularidades, mas que ao mesmo tempo sejam relevantes para a saúde”. Durante a execução desse plano, o paciente será avaliado constantemente pela equipe médica através de consultas periódicas, obtendo acesso a um relatório prático que apresenta seus dados e a evolução nas tarefas.

Fabio_Santos

Centro de Prevenção conta com o oncologista clínico Dr. Fabiano Souza, Doutor em Epidemiologia pela UFRGS

 

Fatores de risco

O atendimento no Centro de Prevenção será aberto a todos. No entanto, pacientes com determinados fatores de risco para desenvolver câncer poderão ser encaminhados para exames de rastreamento após a avaliação inicial de acordo com as recomendações das diretrizes internacionais. A unidade está conectada à toda estrutura de laboratório e diagnóstico do Hospital Mãe de Deus, além de consultórios de diferentes especialidades médicas. “Nosso objetivo é manter o paciente motivado e engajado na prevenção do câncer no longo prazo. Só assim, realmente conseguiremos fazer a diferença na vida das pessoas”, observa Dr. Fabiano, que possui experiências com projetos do tipo aplicados em diversos países da América Latina, como México, Argentina, Colômbia, Chile e Costa Rica.

Conforme o diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios, o lançamento do novo centro representa o comprometimento da instituição em oferecer atendimento integral ao paciente. “Este investimento faz parte de uma complexa e avançada rede de atenção. Além de sermos referência em tratamento e pesquisas, agora iremos reforçar nosso destaque na oncologia nacional para iniciativas de prevenção contra a doença”.

Barrios "Iremos reforçar nosso destaque na oncologia nacional para iniciativas de prevenção contra a doença"

Dr. Barrios: “Iremos reforçar nosso destaque na oncologia nacional para iniciativas de prevenção contra a doença”

 

Multidisciplinar e interatividade com pacientes e o público geral

Localizado no sétimo andar do Centro Clínico Mãe de Deus, o novo serviço dispõe de consultórios dedicados e equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, médicos oncologistas, entre outros profissionais. Outro grande potencial do Centro de Prevenção será a interatividade com pacientes e o público geral. Em breve, estará disponível no site do Hospital do Câncer Mãe de Deus um espaço para os internautas colocarem suas dúvidas a respeito da doença. Todas as perguntas serão respondidas por profissionais capacitados. “O grande público terá acesso gratuito a informações acuradas com base nas mais recentes pesquisas sobre prevenção do câncer. Esses conteúdos irão formar em breve um grande banco de dados para aproveitamento futuro. Queremos com isso promover a educação e a cultura da prevenção em todas as esferas da comunidade gaúcha”, prevê Dr. Fabiano, que antecipa também a possibilidade da estrutura oferecer nos próximos anos cursos de especialização na área de prevenção para profissionais da saúde.

As marcações para consultas no Centro de Prevenção do Hospital do Câncer Mãe de Deus podem ser realizadas através do telefone 51 3230.2507 ou ainda pelo chat do portal http://hospitaldocancermd.com.br.

VEJA TAMBÉM