Estatísticas e Análises, Gestão e Qualidade | 4 de maio de 2018

Cresce o número de brasileiros com planos de saúde

Números relativos a março foram divulgados pela ANS
Cresce o número de brasileiros com planos de saúde

Em março, aumentou o número de beneficiários de planos de saúde no Brasil. É o que mostram os números da Sala de Situação, ferramenta disponível no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados no dia 1º de maio. Agora, o país registra 47,4 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares, 65,6 mil a mais do que o número registrado em fevereiro e cerca de 128 mil a mais em relação a março do ano passado.

“Os números relativos a março confirmam a tendência de estabilidade que vem sendo observada no setor, com ligeiro crescimento tanto no comparativo mensal como no comparativo dos últimos 12 meses encerrados nesse mês”, afirma a ANS. A maioria dos estados registrou aumento no número de beneficiários de planos de assistência médica no último ano (comparação entre março de 2017 e março de 2018). O crescimento foi observado em 17 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

São Paulo é o estado com maior número de beneficiários e que registrou maior crescimento no número de beneficiários no último ano: 35,6 mil usuários a mais no período.

Operadoras com maior número de beneficiários no Brasil

Em janeiro, as três operadoras que apresentaram o maior número de beneficiários em planos médico-hospitalares no Brasil são Amil (3.845.944 de beneficiários), Bradesco Saúde (3.390.016) e Hapvida Assistência Médica (2.269.732). Juntas, as três operadoras somam 9.505.692 beneficiários, o que representa 20% do total de brasileiros beneficiários.

Os quatro estados com maior número de beneficiários de planos médico-hospitalares: SP, RJ, MG e PR

Em março, os quatro estados brasileiros que apresentaram maior número de beneficiários de planos médico-hospitalares são os seguintes:

1) São Paulo – Apresenta 17.308.464 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Amil, Notre Dame Intermédica e Bradesco Saúde.

2) Rio de Janeiro – Apresenta 5.479.747 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Amil, Bradesco Saúde e Unimed Rio.

3) Minas Gerais – Apresenta 5.102.790 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Unimed Belo Horizonte, Medisanitas Brasil e Bradesco Saúde.

4) Paraná –  Apresenta 2.842.508 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Unimed Curitiba, Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica e Amil.

Crescimento registrado em planos empresariais e queda nos individuais

De fevereiro a março, o levantamento registra crescimento entre os planos empresariais e uma leve queda entre os planos individuais. Em fevereiro, 31,62 milhões de beneficiários estavam registrados em planos coletivos, ante 31,70 milhões registrados no balanço de março. Os planos individuais apontavam 9,17 milhões de beneficiários em fevereiro. Agora, são 9,15 milhões.

Os quatro estados com maior número de beneficiários de planos médico-hospitalares: SP, RJ, MG e PR

Os quatro estados brasileiros que apresentaram maior número de beneficiários de planos médico-hospitalares são os seguintes:

1) São Paulo – Apresenta 17.300.105 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Amil, Notre Dame Intermédica e Bradesco Saúde.

2) Rio de Janeiro – Apresenta 5.459.843 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Amil, Bradesco Saúde e Unimed Rio.

3) Minas Gerais – Apresenta 5.110.763 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Unimed Belo Horizonte, Medisanitas Brasil e Bradesco Saúde.

4) Paraná –  Apresenta 2.858.788 de beneficiários. As três operadoras que apresentam o maior número de beneficiários no estado são Unimed Curitiba, Clinipam Clínica Paranaense de Assistência Médica e Amil.

Maior número de planos empresariais e diminuição de planos individuais

O levantamento registra crescimento entre os planos empresariais. Em janeiro de 2017, eram 31,33 milhões de beneficiários. Em janeiro de 2018, as empresas registraram 31,66 milhões de cadastrados. A diminuição foi observada nos contratos individuais: de 9,34 milhões de clientes, em janeiro do ano passado, para 9,17 milhões, em janeiro deste ano. Em contratos por adesão, houve uma pequena queda de 69.750 usuários no período de um ano.

RS apresentou aumento no número de beneficiários

O levantamento aponta crescimento de 0,29% no número de beneficiários do Rio Grande do Sul em relação a fevereiro. Agora, o estado registra 2.626.184 beneficiários. A operadora com o maior número de beneficiários no RS é a Unimed Porto Alegre, que é a décima maior em número de usuários no Brasil.

O estado apresenta 2.241.013 beneficiários em planos coletivos (1.742.872 em planos empresariais e 498 mil em planos por adesão). Há 358 mil beneficiários registrados no RS em planos individual ou familiar.

Confira as cinco operadoras com o maior número de beneficiários no Rio Grande do Sul:

1) Unimed POA (575.357 beneficiários)

2) Unimed Nordeste RS (201.504 beneficiários)

3) Centro Clínico Gaúcho (163.991 beneficiários)

4) Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (132.733 beneficiários)

5) Central Nacional Unimed – Cooperativa Central (82.980 beneficiários)

“É importante lembrar que os dados podem sofrer modificações retroativas em função das revisões que são efetuadas pelas operadoras de planos de saúde mensalmente”, ressalta a ANS.

 

Com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM