Mundo, Tecnologia e Inovação | 1 de abril de 2013

Covidien vence Ethicon na Justiça americana

Embate tratava de patentes do ultrassom Harmonic
Covidien vence Ethicon na Justiça americana

Uma batalha judicial iniciada em 2004 chegou ao fim. O longo embate favoreceu a Covidien (líder mundial em produtos de saúde) contra a multinacional Johnson & Johnson / Ethicon, no processo que tratava das patentes de aparelhos cirúrgicos. A punição poderá chegar aos US$ 176,5 milhões, embora ainda haja possibilidade de recorrer da decisão do Tribunal Federal dos EUA.

A Corte Distrital de New Haven considerou que a linha de ultrassons Harmonic, da Ethicon, violou três patentes pertencentes à Covidien, relativos ao corte ultrassônico e coagulação. Brigas por patentes são comuns no ramo, principalmente no que se refere à ultrassons, pois a tecnologia de cauterização de uma cirurgia a temperaturas menores do que produtos concorrentes (que utilizam laser ou calor) é uma grande vantagem na competição por clientes.

A multa foi calculada com base nos 8% de royalties (mais juros) para vendas do produto durante os quase 10 anos de disputa. Segundo a agência de notícias Reuters, a Ethicon está analisando o resultado para ver de que forma poderá entrar com recurso jurídico.

VEJA TAMBÉM