Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 9 de março de 2021

Covid-19: Santa Casa de Porto Alegre e UFCSPA ampliam orientação virtual gratuita para a população

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Santa Casa de Porto Alegre e UFCSPA ampliam orientação virtual gratuita para a população

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) anunciam que ampliaram as ações de assistência à Covid-19 em apoio à Prefeitura de Porto Alegre. Profissionais do hospital e da universidade irão atuar nos atendimentos virtuais disponibilizados, sem custos, à população. Através do canal de teleorientação disponível em telemedicina.santacasa.org.br, as pessoas poderão tirar dúvidas em relação aos sintomas e às condutas adequadas referentes ao coronavírus, bem como, será possível obter o encaminhamento para a realização do exame diagnóstico da Covid, disponibilizado pela prefeitura. O atendimento virtual disponível à população é uma parceria entre Santa Casa e a UFCSPA, onde diversos profissionais de saúde, entre voluntários e residentes, atendem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pacientes para avaliação e orientações de conduta.

O serviço, que existe desde março do ano passado, teve, agora, sua estrutura tecnológica e de recursos humanos ampliada, a fim de atender um número maior de pessoas. “A parceria com a UFCSPA será fundamental para que a população gaúcha possa contar com esse importante canal de orientação em relação à Covid, obtendo informações confiáveis e determinantes para o manejo adequado dos seus sintomas e demais orientações dos procedimentos a serem tomados. Ainda, com a ampla divulgação deste canal, estimamos um menor trânsito de pessoas nas unidades de saúde, contribuindo para uma menor circulação do vírus”, explica o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antonio Nocchi Kalil.

A ampliação do serviço foi possível graças à parceria com a UFCSPA, que convocou profissionais voluntários para que o canal passasse a estar disponível em uma maior variedade de dias e horários. “Entendemos que o nosso papel, como universidade formadora de profissionais da saúde, precisava estar alinhado com as necessidades atual da população. Assim, ampliamos o nosso programa de voluntariado, para orientar aqueles que mais precisam. É extremamente gratificante oferecer acesso à informação de qualidade sobre saúde, sobretudo, neste dramático momento que estamos vivendo”, informa Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA.

 



VEJA TAMBÉM