Gestão e Qualidade | 4 de fevereiro de 2013

Coordenador de Ortopedia e Traumatologia participa de simpósio

Médico do Moinhos de Vento esteve em evento nos Estados Unidos sobre articulação do quadril
Hospital-Moinhos-de-Vento

O coordenador médico do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Dr. Marco A. Telöken, esteve nos Estados Unidos participando de um dos mais importantes fóruns de discussão sobre preservação da articulação do quadril, o Symposium on Surgical Preservation of the Hip. O evento é considerado o maior fórum de debates sobre preservação da articulação do quadril, onde os resultados de pesquisas de diferentes centros são apresentados e comparados.

Marco _Teloken

Segundo o profissional, a preservação da articulação do quadril tem sido discutida amplamente após a identificação das duas maiores causas da artrose: a Displasia do Quadril e o Impacto Femoroacetabular. “Estas duas condições são passíveis de identificação precoce e de tratamentos que conjugam a biologia e a mecânica articular, permitindo que o indivíduo mantenha a sua função sem a necessidade de próteses. No evento, foram discutidos os diferentes métodos de tratamentos preservadores que incluem as cirurgias ortopédicas de realinhamento, as osteotomias; videoartroscopia; artroplastias de interposição capsular; transplantes de cartilagem e estímulos biológicos para restauração de tecidos”, explicou o coordenador médico.

Entre as novidades que estão em estudo, segundo o Dr. Telöken, há “novas táticas e técnicas que simplificam procedimentos já consagrados, e que aliados aos instrumentos mais precisos fazem com que um número crescente de ortopedistas se interesse pelos métodos. A regeneração de tecidos e a desaceleração do processo degenerativo têm sido claramente documentada nas pesquisas com o uso de células-tronco.”

Retardar a artrose é extremamente importante, de acordo com o médico. Para ele, a artrose é uma condição altamente incapacitante e que pode ocorrer em indivíduos de idade ainda produtiva. “Embora as próteses sejam eficazes, elas possuem uma durabilidade restrita e relacionada ao estilo de vida. Preservar a articulação significa oportunizar que uma função seja estendida, por alguns anos ou talvez para sempre.”

Médico ortopedista, especializado em Cirurgia de Reconstrução do Quadril, Dr. Telöken afirma que a relevância do tema – preservação da articulação do quadril – está associada às evidências cada vez mais fortes de retardar a artrose. Acrescenta ainda que pesquisas que conjugaram a biologia com a mecânica articular são responsáveis pelo aprimoramento de métodos e técnicas cirúrgicas ortopédicas que têm beneficiado pessoas de todas as idades.

 

VEJA TAMBÉM