Gestão e Qualidade | 21 de agosto de 2024

Como empresas de saúde podem gerenciar dados dos clientes com segurança

“As empresas devem mapear seus processos internos e verificar quais são os departamentos que envolvem dados pessoais, tanto do ponto de vista da coleta quanto do armazenamento, além de contratos com fornecedores e parceiros de negócios", destaca Aline Deparis, CEO da Privacy Tools.
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Na última semana de janeiro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou um levantamento sobre o crescimento significativo em números de beneficiários em suas duas segmentações do setor de planos de saúde em 2023. Segundo os dados da ANS, no mês de dezembro, o setor totalizou 51,08 milhões de usuários em planos de assistência médica – é a primeira vez que esse segmento supera a marca dos 51 milhões. Já os planos exclusivamente odontológicos registraram 32,6 milhões de beneficiários.


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Com números históricos, o setor enfrenta inúmeros desafios, que vão além de proporcionar aos seus clientes acesso a serviços de qualidade. Um deles é a privacidade e a proteção de dados de milhões de titulares e seus dependentes. Nesse cenário, como as empresas do setor de saúde, que lidam diretamente com informações sensíveis sobre seus clientes, devem proceder?


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Para Aline Deparis, CEO da Privacy Tools, o uso da tecnologia é imprescindível nessa missão. “As empresas devem mapear seus processos internos e verificar quais são os departamentos que envolvem dados pessoais, tanto do ponto de vista da coleta quanto do armazenamento, além de contratos com fornecedores e parceiros de negócios. Diante de tamanho volume de dados, as soluções tecnológicas podem proporcionar uma verdadeira revolução nas organizações”, explica.


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Outro ponto importante, segundo Aline, recai sobre o momento em que os planos de saúde recebem os documentos digitais de seus beneficiários. “As empresas devem garantir a segurança do processo, evitando a violação e trabalhando pela proteção dos dados, pois são de propriedade daquele cliente”, ressalta.


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Plataforma de privacidade líder no mercado brasileiro e pioneira na oferta de soluções para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil, a Privacy Tools auxilia diversas empresas do setor de saúde com suas soluções.

Com clientes como Unimed Porto Alegre, Unimed Natal, Unimed Ceará e Unimed Maceió, a empresa proporciona mais segurança no tratamento dos dados de titulares, garantindo uma gestão eficiente.


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Para Italo Matheus, Assistente de Assuntos Regulatórios da Unimed Ceará, “a busca pela garantia da conformidade regulatória com a LGPD é um sintoma de uma organização que está em sintonia com o futuro e entende que os dados pessoais são a matéria prima da modernidade. A utilização de uma ferramenta de privacidade na área da saúde é um grande passo para esse ideal, ajudando na proteção dos dados sensíveis tratados, colaborando com a prevenção de futuros vazamentos e ciberataques,  melhorando a eficiência, e aumentando a confiança dos beneficiários e a qualidade do atendimento.”

Fundada em 2019 com o objetivo de auxiliar as empresas no processo de adequação à LGPD, hoje a Privacy Tools tem nos clientes do setor de saúde 15% de seu portfólio. Entre essas empresas, encontram-se laboratórios, farmácias, hospitais e planos de saúde.

 



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