Com importantes avanços em 2022, Hospital Sapiranga apresenta projetos para 2023
Elita Herrmann é sétima entrevistada da série especial do Setor SaúdeMesmo em um cenário bastante instável – com aumento de custos e tabelas defasadas do Sistema Único de Saúde (SUS) -, o Hospital Sapiranga (HS ), de Sapiranga (RS), teve muito a comemorar em 2022. Segundo a Diretora Executiva, Elita Herrmann, sétima entrevistada da série especial que apresenta a análise de lideranças de hospitais e operadoras, a revisão dos processos, acreditação, qualificação de áreas e inaugurações foram destaques. Na entrevista, Herrmann detalha os projetos para 2023 e fala sobre o posicionamento estratégico da instituição, alinhado a três eixos estratégicos. Ela aborda ainda questões como o avanço ao uso de tecnologias e a importância do desenvolvimento de pessoas como fator estratégico para instituição hospitalar localizada no Vale dos Sinos.
O ano de 2022: desafios e conquistas
De acordo com a Diretora Executiva, o ano de 2022 foi de grandes desafios para a área da saúde. “Com o momento pós pandemia e tentando voltar à normalidade, encontramos um mercado bastante instável. Os custos de insumos e mão de obra se apresentam elevados e as dificuldades de manter os serviços está sendo bastante desafiador. As tabelas de atendimento ao SUS já eram defasadas e com a elevação dos custos na pandemia, intensificou-se o déficit com a prestação desses serviços. As operadoras de planos de saúde também encontram dificuldades para repassar esses aumentos e acabam por reduzir as margens pelos serviços prestados. Uma das piores crises da história do setor está mostrando a necessidade do segmento se reinventar e buscar eficiência. ”
Mesmo com as dificuldades, as conquistas do Hospital vêm se acumulando ano após ano, como em 2021, com a acreditação. Em 2022, o trabalho de revisão de processos orientados para a melhoria contínua da qualidade e satisfação do cliente seguiu. “Mesmo com as dificuldades no cenário externo, o Hospital Sapiranga tem muito a comemorar nesse ano de 2022. Ainda em 2021 conquistamos o selo de Acreditação ONA, o qual elevou nossa qualidade e segurança na assistência prestada aos pacientes. Com o objetivo de proporcionar a melhor experiência do paciente, iniciamos a revisão dos processos, visando a melhoria contínua da qualidade e satisfação do cliente. ”
Alguns indicadores como tempo médio porta médico e satisfação do cliente se destacaram. “O primeiro processo que passou por qualificação foi o da emergência, por ser nossa principal porta de entrada. Foram revisados e redesenhados os fluxos e indicadores, já visando o novo espaço físico que será inaugurado em 2023. Esse movimento refletiu em mudanças na gestão da organização, cujo olhar dirigiu-se à reestruturação e inovação por meio da jornada do paciente, contemplando a resolutividade das demandas dos clientes. Foi possível a obtenção de importantes resultados nos indicadores como tempo médio porta médico que passou de 62 para 54 min e a satisfação do cliente de 49 para 79%”, comemora.
“Em se tratando de infraestrutura, tivemos grandes avanços em 2022. Inauguramos a nova Unidade de Internação SUS com 60 leitos (foto acima), uma estrutura ampla e moderna, com um espaço planejado, gerando conforto e segurança tanto para paciente quanto familiares e colaboradores. Outro serviço inaugurado nesse ano foi o novo espaço de diagnóstico, que contempla o serviço de saúde da mulher e centro de cardiologia (foto abaixo). Um espaço moderno, com equipamentos de alta tecnologia, que possibilitam a realização de exames de forma segura e confortável, por otimizar o tempo do cliente, conciliando as agendas no mesmo turno e local”, pontua.
Outro destaque é o processo da implantação de um projeto de eficiência energética. O Hospital Sapiranga foi contemplado recentemente em uma iniciativa da RGE, promovida pela ANEEL. “O objetivo é a implantação de ações de eficiência energética em iluminação e geração fotovoltaica, o que além de contribuir para a sustentabilidade, tema de extrema importância do qual a Instituição tem se debruçado em busca de alternativas viáveis, ainda teremos uma redução de aproximadamente 15% na conta de energia elétrica”, detalha Herrmann.
Projetos para 2023: processos, inaugurações, modernizações
“Para o ano de 2023 o Hospital Sapiranga seguirá buscando a melhoria dos macroprocessos, com o objetivo de otimizar recursos e criação de valor para o cliente, deixando uma melhor experiência do paciente durante sua passagem pela instituição. Além da manutenção e busca de upgrade no nível de acreditação do hospital, visando ainda mais a segurança na assistência e integração dos processos”, afirma.
Na área de infraestrutura, estão previstas entregas importantes, como a nova emergência, com uma estrutura de aproximadamente 1200 metros quadrados, podendo ofertar um atendimento ainda mais confortável e seguro para os usuários. Passaremos a contar com uma unidade de internação de saúde mental com 15 leitos, disponibilizando esse serviço, único na região, tanto para o SUS quanto para convênios e privados. Outros espaços que serão totalmente reestruturados e modernizados são o Centro de Parto Normal e Centro Cirúrgico.”
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Eixos estratégicos: eficiência, cuidado e assertividade
“O HS reavaliou seu posicionamento estratégico para os próximos três anos, alinhando os eixos estratégicos, com eficiência, cuidado e assertividade, sempre com o foco voltado em comunicação, como principal ferramenta, visando eliminar ruídos entre as equipes o que é fundamental para que os alinhamentos e metas cheguem de forma transparente na ponta, que é onde acontece a assistência direta ao paciente.”
Tendências, inovações e o Hospital Sapiranga
“Outras questões importantes devem ganhar força nesse momento. Com a pandemia tivemos o avanço ao uso de tecnologias e agora temos de avaliar o que é eficaz na área da saúde e como o Hospital Sapiranga poderá evoluir fazendo melhor uso de ferramentas tecnológicas, a fim de ter mais agilidade na tomada decisão para atender à expectativa do cliente”, analisa.
“Como exemplo temos o advento da telemedicina, que passou a ser utilizada exponencialmente por muitos pacientes que antes iam ao pronto socorro e passaram a resolver parte dos seus problemas com consulta a distância. Na área de gestão estamos aperfeiçoando nossos controles, com a Implantação de um BI para acompanhamento dos indicadores através de dashboards atualizados em tempo real, para que possamos agir de forma rápida e assertiva, buscando maior eficiência e otimização dos recursos”, adiciona.
Desenvolvimento de pessoas como aspecto estratégico
“Outro grande desafio para os gestores hospitalares é a gestão de pessoas. Os colaboradores dentro de um sistema de saúde são os recursos mais importantes, sendo os responsáveis pelo conhecimento, execução dos procedimentos e atendimento ao paciente. A alta rotatividade e a falta de profissionais qualificados são uma grande adversidade. Portanto, para o Hospital Sapiranga o desenvolvimento de pessoas passou a ser um aspecto estratégico. Com o objetivo de qualificar os profissionais e reter talentos, o hospital está investindo em programas de treinamentos, iniciando pelo desenvolvimento das lideranças. O programa direcionado para as lideranças tem como foco elevar a maturidade de gestão, desenvolvendo habilidades técnicas e de comunicação entre os líderes, com o objetivo de aprimorar as equipes para uma cultura de alta performance, estimulando o engajamento e o alcance dos resultados estratégicos, estimulando o engajamento e o alcance dos resultados estratégicos”, finaliza.