Estatísticas e Análises | 17 de julho de 2015

Clínicas festeja o maior transplante múltiplo da sua história

Órgãos de uma única doadora salvou a vida de cinco pacientes em um mesmo dia
image

Uma doação de órgãos permitiu cinco procedimentos em um único dia, naquele que foi o maior transplante múltiplo já realizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A família de uma jovem de 18 anos, que teve morte cerebral após acidente de trânsito, autorizou a doação que permitiu os transplantes de coração, pulmão, fígado, rim e pâncreas. A situação exigiu uma força tarefa da instituição, com mais de 40 profissionais envolvidos e quatro salas de cirurgias ao longo do dia 15 de julho.

As cirurgias ocorreram simultaneamente em quatro salas. Os pacientes beneficiados eram do próprio HCPA (quatro) e um de outro hospital de Porto Alegre, a quem foi destinado um dos rins. Outro paciente ainda poderá ser beneficiado com a doação das córneas.

Considerados procedimentos de alta complexidade, os transplantes exigem equipes e estruturas especializadas, o que torna raras as situações em que é possível realizar múltiplas cirurgias simultaneamente. Foi o maior número de transplantes feitos ao mesmo tempo na história do hospital. Todos os procedimentos foram realizados pelo SUS.

“Foi uma verdadeira operação de guerra. Foram mais de 60 profissionais envolvidos diretamente nos transplantes, entre médicos, enfermeiros e demais equipes de apoio”, explicou a vice-presidente médica da instituição, Prof. Nadine Clausell, que elogiou a mobilização das diversas equipes.

Entre janeiro e junho de 2015, o HCPA já realizou 226 transplantes, o que representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dados sobre os procedimentos:

– 6 cirurgias eletivas foram canceladas para viabilizar os transplantes

– 4 salas de cirurgia foram utilizadas simultaneamente

Duração dos transplantes:

Coração – das 5h15 às 12h40

Pulmão – das 5h40 às 16h15

Fígado – das 10h45 às 18h45

Pâncreas e rim – das 13h às 21h20

 

VEJA TAMBÉM