Gestão e Qualidade, Política | 21 de outubro de 2015

Cirurgias eletivas pelo SUS voltam a ser disponibilizadas pelo Hospital Santa Lúcia

Prefeitura de Cruz Alta e direção do hospital assinam acordo
Cirurgias eletivas pelo SUS voltam a ser disponibilizadas pelo Hospital Santa Lúcia

A assinatura de termo de compensação entre Prefeitura Municipal de Cruz Alta e Hospital Santa Lúcia garantirá o acesso a cirurgias eletivas pelo SUS pela instituição de saúde. Cruz Alta já teve três hospitais atendendo pelo SUS, porém o Santa Lúcia deixou de prestar atendimentos pelo sistema único em 2005 e em fevereiro de 2009 o Hospital Fátima fechou as portas definitivamente, deixando os atendimentos apenas para o Hospital São Vicente de Paulo.

acordo

O presente acordo só foi possível após a criação da Lei n° 2546/2014, de origem do poder executivo municipal,  que criou a possibilidade de instituições privadas com dívidas com o Poder Público Municipal de abater estes valores. Segundo o Prefeito Municipal Juliano da Silva o objetivo da lei é erradicar a fila de espera das cirurgias eletivas. “Temos o comprometimento de zelar pela saúde pública e terminar com a fila das cirurgias eletivas vem se tornando cada vez mais uma realidade” destaca o Prefeito Juliano, que foi administrador por muitos anos do Hospital São Vicente.

Fernando Scarpellini  Pedroso, Diretor Executivo do Hospital Santa Lúcia, afirma que “o Hospital Santa Lúcia, ciente das dificuldades do município em reduzir a fila de cirurgias eletivas, se propôs, a partir de negociações com o município, em atender esses pacientes, realizando 10 cirurgias por mês, principalmente nas especialidades de Gastroenterologia e Ginecologia Obstetrícia”.

No início de 2013 a fila de espera era em torno de 1.000 pessoas, e atualmente menos de 400 aguardam pelos procedimentos cirúrgicos. Os créditos com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta a serem compensados terão origem na prestação de serviços hospitalares e técnicos profissionais, realização de cirurgias eletivas e exames de diagnósticos, os quais deverão necessariamente ser encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A grande espera pelas cirurgias eletivas é uma questão histórica para a população cruz-altense e a possibilidade de zerar este número é um dos grandes objetivos da atual administração municipal. As cirurgias eletivas são aquelas que não se caracterizam como de urgência ou emergência, ou seja, quando o paciente não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data escolhida pelo próprio beneficiado ou pelo seu médico.

VEJA TAMBÉM