Estatísticas e Análises | 30 de setembro de 2016

Choro e riso incontroláveis: problemas cognitivos comuns após um AVC em idosos

Síndrome pseudobulbar pode ser confundida com depressão, dificultando o diagnóstico
choro-e-riso-incontrolaveis-problemas-cognitivos-comuns-apos-um-avc-em-idosos

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de mortalidade no mundo, é uma síndrome neurológica com grande prevalência em adultos e idosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a principal causa de incapacidade no Brasil com uma incidência anual de 108 para cada 100 mil habitantes.

“Quando alguém está se recuperando de um AVC, a maioria das pessoas pensa nos problemas físicos, como fraqueza muscular, mas problemas cognitivos podem ser igualmente difíceis de gerenciar e superar. Um efeito colateral comum é um distúrbio do cérebro, a chamada síndrome (ou afeto) pseudobulbar”, explica artigo do portal Daily Caring, especializado em cuidados de idosos.

Síndrome pseudobulbar provoca choro e riso de forma incontrolável

A síndrome pseudobulbar é uma condição neurológica que provoca choro ou riso incontrolável. “Essas respostas são exageradas ou inadequadas e, geralmente, não representam os sentimentos reais da pessoa”. Alguém com a síndrome pode rir quando ouve uma notícia triste, muda rapidamente do riso ao choro, ou chora histericamente por causa de algo levemente triste. Também pode haver explosões emocionais espontâneas, sem qualquer tipo de razão. Segundo a American Stroke Association, estes episódios podem acontecer até 100 vezes por dia.

“Apesar de 53% dos sobreviventes de AVC relatarem sintomas da síndrome pseudobulbar, menos de 20% ouviram falar desta doença. Isso faz com que o cuidado com esses pacientes seja difícil, porque há um temor extra quando você não sabe o que está errado ou por que o idoso está agindo tão loucamente”.

Essas explosões incontroláveis de emoção podem ser embaraçosas, causar problemas na vida social e nos relacionamentos, e fazer a pessoa perder a vontade de sair de casa.

Por que causa explosões emocionais incontroláveis?

A síndrome pseudobulbar acontece quando o AVC danifica áreas do cérebro que controlam como a emoção é expressa. O dano provoca “curto-circuitos” nos sinais cerebrais, que provocam esses episódios involuntários de riso ou choro.

O AVC é uma das causas, mas a síndrome também pode ocorrer em pessoas que têm outras desordens neurológicas como esclerose lateral amiotrófica, Parkinson, lesão cerebral traumática, esclerose múltipla, demência, doença de Wilson ou tumores cerebrais.

Como a síndrome pseudobulbar pode causar choro incontrolável após AVC, muitas vezes é confundido com a depressão. “Isso faz com que seja subdiagnosticada, subtratada, e às vezes inadequadamente tratada”. Em geral, a depressão é um sentimento constante de tristeza ou desespero que pode durar semanas ou meses. Já os episódios de síndrome pseudobulbar são breves, explosões espontâneas que podem não refletir como o idoso realmente se sente.

Dicas e Tratamento

É importante obter um diagnóstico para saber se o idoso realmente tem a síndrome pseudobulbar. “Se essa é a causa dos episódios emocionais, o médico pode recomendar um medicamento para a síndrome ou um anti-depressivo. Estes medicamentos são para ajudar a controlar os sintomas, mas não podem livrar o paciente completamente dos surtos.

Para apoiar o idoso, é recomendado estas três dicas:

1.    Manter um registro das explosões emocionais. Ao anotar cada episódio, você pode ajudar o médico a fazer um diagnóstico preciso.

2.    Relembre o paciente que suas explosões são um efeito colateral do AVC, não é uma condição mental.

3.    Deixe o paciente saber que tem apoio de profissionais e pessoas próximas. Eles não estão sozinhos e muitas outras pessoas sofrem dos sintomas.

Para ajudar o paciente a lidar com os sintomas, peça que eles tentem seguir estas outras cinco dicas:

1.    Esteja aberto para falar sobre o problema com a família e amigos, para que não sejam surpreendidos ou fiquem confusos quando ocorrer um episódio.

2.    Quando o paciente sentir que um surto está próximo, é bom tentar se distrair, contando objetos em uma prateleira ou pensando em algo não relacionado à sindrome.

3.    Respirar lenta e profundamente até se sentir mais controlado.

4.    Relaxar a testa, ombros e outros músculos que ficam tensos durante um episódio.

5.    Quando pensar que está prestes a chorar ou rir, mudar a posição do corpo.

Ponto de partida

Como conclui o artigo, “se a pessoa está lutando para entender por que o idoso tem registrado casos de choro e riso incontroláveis depois de um AVC, a síndrome pseudobulbar pode ser a razão. Verifique com o seu médico ou neurologista para obter um diagnóstico e descobrir como administrar os sintomas”.

VEJA TAMBÉM