Chefe da Neurologia do Hospital Moinhos recebe prêmio da World Hypertension League
Médica Sheila Martins recebeu o reconhecimento pelo trabalho no combate à hipertensão
A chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, a neurologista Sheila Martins, foi anunciada como vencedora de uma das distinções do Excellence Awards 2023, oferecidas pela World Hypertension League (Liga Mundial de Hipertensão).
O destaque foi concedido em razão do trabalho de redução de risco de hipertensão feito pela médica frente à World Stroke Organization (WSO), entidade que preside. O modelo deste trabalho de prevenção e tratamento da hipertensão vem sendo implementado em Porto Alegre com o apoio do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
PUBLICIDADE
“Fico muito feliz e honrada em receber esse prêmio. O trabalho de conscientização para a prevenção desta doença silenciosa continua. É preciso, cada vez mais, orientar as pessoas sobre o problema e incentivar as modificações no estilo de vida e o uso adequado dos medicamentos para prevenir a doença e suas graves consequências, como o acidente vascular cerebral (AVC), segunda causa de morte no mundo, e que pode ser prevenido em até 90% dos casos, quando reconhecidos e tratados os fatores de risco”, destaca Sheila.
PUBLICIDADE
Ao todo, são sete prêmios distribuídos pela World Hypertension League em reconhecimento ao trabalho de profissionais de todo o mundo. Sheila recebeu o Daniel Lackland Excellence Award in Collaboration and Advocacy for Population Hypertension Risk Reduction.
PUBLICIDADE
A hipertensão arterial é o principal fator de risco para o AVC tanto isquêmico como hemorrágico. Ela é responsável por 80% dos casos de AVC hemorrágico. Assim como o efeito da pressão alta por muitos anos pode causar também o AVC isquêmico, com oclusão de uma artéria cerebral devido ao estreitamento direto dos pequenos vasos cerebrais, ou predispor a aterosclerose, que é o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Tratar a hipertensão pode reduzir pela metade os casos de AVC.