Gestão e Qualidade | 1 de outubro de 2019

Centro Clínico Gaúcho lança 0800 com teleorientação em saúde 24h

Atendimento é realizado por equipe especializada de enfermeiros supervisionada por médicos
Centro Clínico Gaúcho lança 0800 com teleorientação em saúde 24h

Usuários do CCG (Centro Clínico Gaúcho) já podem contar com o serviço de teleorientação em saúde durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana. O CCG 24H é um canal exclusivo para beneficiários da operadora dedicado a esclarecer dúvidas sobre saúde e a prestar orientações em casos de sintomas, após apreciação sobre as características dos casos.

O atendimento é realizado por equipe especializada de enfermeiros supervisionada por médicos, que avalia, seguindo protocolos homologados internacionalmente, a gravidade dos relatos, e orienta de forma segura sobre as condutas a serem adotadas e sobre necessidade de atendimento médico e eventuais deslocamentos a emergências e hospitais. O serviço permite a diminuição de riscos e o aumento da segurança para o usuário, e ainda a otimização de custos gerais.


Inicialmente, o serviço está disponível para os usuários dos planos hospitalares da empresa, que podem utilizar a assistência ligando gratuitamente para o número 0800 888 9599, de forma ilimitada. Numa segunda fase, que deve entrar em operação até o fim deste ano, o CCG irá disponibilizar o serviço através de um novo aplicativo que também permitirá a interação através de WhatsApp e vídeo chamada.


“A teleorientação é uma grande comodidade para o nosso usuário. Ele será atendido em até 15 segundos, recebendo o direcionamento de um profissional especializado. Em 70% dos casos, pacientes procuram as emergências de forma desnecessária. Diversas situações podem ser beneficiadas, como por exemplo pais que saem de casa à noite com bebês em busca de atendimento. Com o serviço, eles podem receber orientações adequadas em casa, sem este desconforto”, destaca Fábio Rossetto, diretor executivo financeiro do CCG.

Outra característica do CCG 24H é que a equipe retoma o contato com o usuário 30 minutos após o atendimento ser finalizado para verificação do status da situação do paciente. “A teleorientação não faz um serviço de diagnóstico nem substitui a consulta médica, mas acolhe a pessoa que está insegura e a escuta, promovendo o correto encaminhamento do caso, o que pode incluir, claro, o direcionamento a especialidades médicas para consultas presenciais, sempre que necessário”, completa Rossetto.

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o