Casa de Saúde Menino Jesus de Praga inova ao integrar o ecossistema BioHub do Tecnopuc
"A integração ao BioHub da PUCRS é um marco importante para a nossa instituição. Essa parceria vai potencializar nossas capacidades tecnológicas e de inovação, permitindo oferecermos um atendimento ainda mais qualificado e humanizado aos nossos pacientes", destaca Arno Duarte, Diretor Executivo da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga.A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga firma parceria com o BioHub, o ecossistema de inovação em saúde do Tecnopuc. Esta união promete trazer avanços significativos para a instituição, reforçando o compromisso com a excelência no acolhimento de longa permanência em saúde, com habilitação e reabilitação multidisciplinar gratuita às pessoas com lesões neurológicas e motoras de alta e média complexidade. Atualmente, a Casa atende 59 pacientes.
A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga vem constantemente investindo em inovação e tecnologia. “Atualmente, contamos com um sistema integrado de gestão hospitalar e, em breve, iremos implantar um programa que utiliza inteligência artificial para o monitoramento remoto em tempo real e geração de prognósticos de saúde dos pacientes. Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que a parceria com o BioHub trará”, destaca Arno Duarte, Diretor Executivo da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga.
Com a integração ao BioHub, as capacidades tecnológicas e de inovação serão ainda mais ampliadas. A parceria permitirá a interação entre os colaboradores da Casa e empresas e startups da área da saúde, com acesso a novas tecnologias que serão aplicadas diretamente no cuidado dos pacientes, potencializando a capacidade de inovação.
Para o Coordenador do BioHub, Rafael Reimann Baptista, essa parceria se alinha com a missão do BioHub e será muito produtiva. “Estou achando muito interessante essa aproximação, porque a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga tem um modelo de negócio e um posicionamento de mercado diferentes do que estamos acostumados. Geralmente, trabalhamos com startups e hospitais, então o posicionamento da Casa já traz um diferencial. A pegada social que eles apresentam também se alinha muito bem com nossa missão no BioHub. Estamos muito focados em negócios de impacto socioambiental e a Casa de Saúde está buscando se reposicionar no mercado como um centro de saúde inovador. Poder fazer parte dessa trajetória e contribuir com essa inovação, trazendo tudo de melhor que o Tecnopuc tem a oferecer, será muito importante. Estou confiante de que desenvolveremos uma parceria muito produtiva.”
Benefícios da parceria para a Casa:
– Tecnologia de Ponta: A parceria possibilitará a implementação de soluções tecnológicas inovadoras no cuidado dos pacientes, melhorando a eficiência e os resultados assistenciais.
– Capacitação profissional: Os colaboradores terão oportunidades de desenvolvimento contínuo, participando de treinamentos e workshops oferecidos pelo BioHub, garantindo que estejam sempre atualizados com as melhores práticas do setor.
Integração com o ecossistema de inovação: Estar conectado ao BioHub significa participar de um vasto networking de startups, pesquisadores e empresas de tecnologia, promovendo um intercâmbio constante de conhecimento e inovação.
“A integração ao BioHub da PUCRS é um marco importante para a nossa instituição. Essa parceria vai potencializar nossas capacidades tecnológicas e de inovação, permitindo oferecermos um atendimento ainda mais qualificado e humanizado aos nossos pacientes”, complementa Duarte.
Histórico de inovação
Ao longo dos seus 40 anos, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga tem buscado a inovação, reinventando-se dia a dia para oferecer aos pacientes acolhidos uma melhor estrutura e atendimento, condizentes com as novas práticas de saúde e assistência.