Mundo | 6 de novembro de 2015

“Carta de Santiago” busca redução dos índices de AVC

Compromissos com a prevenção e controle do acidente vascular cerebral  
Carta de Santiago busca redução dos índices do AVC

A Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, Sheila Martins (foto), participou do recente Encontro Latino Americano de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Idealizadora do evento organizado pela American Stroke Association e World Stroke Organization, a neurologista, que também é dirigente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, realizou a palestra de abertura.

O encontro teve como objetivo criar uma visão comum das prioridades da região em matéria de acidente vascular cerebral e estabelecer compromissos viáveis que suportam o plano de ação para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis pela Organização Mundial da Saúde para reduzir a mortalidade em 25% até 2025.

Na ocasião, foi realizada a assinatura da “Carta de Santiago”, documento que define as prioridades para o desenvolvimento de programas de AVC na América Latina, além da fundação oficial da Rede Latino América e Caribenha de AVC. A atividade contou com a participação de neurologistas vasculares líderes na região, representantes dos Ministérios da Saúde e da Organização Pan Americana da Saúde.

A médica destaca que a iniciativa tem como objetivo levar o modelo de combate à doença adotado no Brasil na tentativa de auxiliar outros países na organização de planos nacionais. “A partir de agora, a rede dará suporte técnico aos governos destes países para auxiliar no desenvolvimento de programas nacionais. Estamos muito orgulhosos do sucesso do evento”, destacou Sheila.

VEJA TAMBÉM