Política, Tecnologia e Inovação | 28 de setembro de 2017

Brasil e EUA firmam parceria para produção de vacinas contra a Zika

O acordo foi realizado durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana
Brasil e EUA firmam parceria para produção de vacinas contra a Zika

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, firmou uma parceria com o secretário de Saúde dos EUA, Thomas Price, para a produção da segunda etapa da vacina contra o vírus Zika. Nesta fase, a vacina será testada em humanos em produção pela Fiocruz/Biomanguinhos, em parceria com os Estados Unidos.

O encontro aconteceu durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada em Washington. Após testes bem-sucedidos em animais, a vacina segue agora para a fase de testes em humanos, que deve se iniciar dentro de um ano, logo após a produção dos lotes clínicos, avaliações pré-clínicas e a aprovação deste estudo pelo comitê de ética da Fiocruz/Biomanguinhos.

“Vamos agilizar o processo de produção da vacina, que será muito útil para o controle da Zika em todo o mundo. Essa vacina irá produzir muitos impactos positivos em relação à infecção pelo Zika, evitando sequelas nas pessoas contaminadas”, afirma o ministro.

Segundo ele, a expectativa é que a vacina esteja disponível para a população em até dois anos, dependendo da evolução dos testes. “Tenho certeza que o Brasil vai dar um grande exemplo ao mundo, mostrando como resolveu, rapidamente, a epidemia de Zika”, conta.

Os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade de Washington, todos parceiros da pesquisa. Os testes obtiveram sucesso em seu objetivo, que é impedir que o vírus Zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central tanto nos camundongos quanto nos macacos.

VEJA TAMBÉM

SUS passa a disponibilizar técnica minimamente invasiva para o tratamento da estenose aórtica (TAVI)

Dados demográficos mostram que, assim como muitos países do mundo, a população brasileira está “envelhecendo”, com o aumento do número de idosos e diminuição da proporção de jovens. Esse novo perfil populacional impacta nas políticas de saúde pública, já que muitas doenças antes despercebidas passam a se tornar mais comuns. Uma delas é a estenose aórtica, decorrente da degeneração e calcificação da válvula aórtica, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta,

Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona startups da área da saúde

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o II Edital de Incubação e Pré-incubação da Incubadora Tecnológica Starts, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Nitt/HCPA), para seleção de startups voltadas à área da saúde. PUBLICIDADE O edital prevê duas modalidades: Pré-incubação, dirigida a pessoas físicas e

Tacchini cria aplicativo que acompanha evolução do atendimento no Pronto-Socorro

O Tacchini Sistema de Saúde colocou em funcionamento de forma integral o TacchiProtect. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais (PlayStore para celulares com sistema Android e AppStore para celulares com sistema IOS), realiza o acompanhamento em tempo real da evolução do atendimento do paciente no Pronto Socorro dos hospitais Tacchini, de