Mundo | 9 de janeiro de 2014

Bactéria desconhecida causou morte de bebês na França

Contaminação em bolsas de soro produzidas pelo laboratório Marette ocorreu no Hospital de Chambéry
Cientistas descobrem antibiótico mais eficaz

Na França, o laboratório Marette terá que passar por um período de quarentena, após o caso em que três recém-nascidos morreram no Hospital de Chambéry em dezembro (leia aqui). A medida foi anunciada na última terça-feira, 7, pela Ministra da Saúde, Marisol Touraine.

Em coletiva de imprensa, a ministra da saúde foi enfática. “Decidimos suspender a produção do laboratório Marette imediatamente”.

O Instituto Pasteur francês revelou, na última terça-feira, que uma nova bactéria, detectada nas bolsas de soro, deve ser responsável pela morte dos bebês. Esta descoberta foi divulgada depois de os pais dos três recém-nascidos terem apresentado queixa contra a unidade de saúde por homicídio involuntário.

As análises feitas nas bolsas utilizadas para alimentar os bebês enquanto estavam na unidade de cuidados intensivos neonatais revelaram que todos continham a bactéria que, segundo o Instituto Pasteur, “é desconhecida até agora e ainda não tem nome”. Sabe-se, no entanto, que a bactéria é da família Enterobacteriaceae.

 

VEJA TAMBÉM