Mundo | 10 de novembro de 2015

Aumenta o uso da Crioterapia, tratamento que “congela” os pacientes

Em uma sessão, temperatura dentro de câmaras criogênicas pode ser de -150ºC
Aumenta o uso da Crioterapia, tratamento que congela os pacientes

O tratamento de crioterapia usa temperaturas extremamente baixas para fins estéticos e terapêuticos na pele. O processo pode utilizar jatos em spray ou sondas previamente resfriadas, gelo seco ou nitrogênio liquido em contato com a pele.

Crioterapia é um termo amplo, que cobre várias técnicas específicas. O termo significa, literalmente, “terapia pelo frio”. Portanto, qualquer tipo de uso do gelo ou de aplicações do frio com objetivos terapêuticos é uma crioterapia. É, em resumo, a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, resultando numa retirada do calor corporal e, por meio disso, rebaixando a temperatura tecidual.

A técnica foi criada no Japão, em 1880, mas foi na Polônia que se regularizou a temperatura e o tempo de exposição. O choque causado pelo frio faz o sangue correr da periferia do corpo para os órgãos centrais, mudança que libera adrenalina e serotonina, gerando bem-estar e alivia dores. O fluxo de sangue aumenta em até quatro vezes quando a pessoa sai da câmara. Esse aumento faz com que o sangue mais oxigenado chegue a tecidos lesionados, acelerando a recuperação.

Os efeitos fisiológicos são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estímulo ao relaxamento, mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação,  estímulo à circulação, redução de edemas, quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

Morte nos EUA gera repercussão

No final de outubro a crioterapia ganhou manchetes mundo afora, devido ao caso de uma funcionária de um spa em Las Vegas que foi encontrada morta dentro de uma cabine. A ocorrência tem levantado discussões sobre a segurança desse tipo de procedimento. No dia 20 de outubro, a jovem Chelsea Patricia Ake-Salvacion, 24 anos, usou a câmara de crioterapia no spa Rejuvenice, onde trabalhava. Na manhã seguinte, outra funcionária encontrou o corpo de Chelsea congelado na câmara de nitrogênio.

Autoridades locais disseram que a clínica não tinha licença para oferecer tratamentos estéticos ou outros procedimentos. Foi o primeiro caso conhecido de óbito envolvendo a tendência estética. Segundo o Washington Post, a família da vítima pediu maior empenho nas investigações, colocando em dúvida o primeiro diagnóstico dado pela polícia, de que a morte foi um “erro operacional”. Segundo os familiares,  ela tinha “plena noção do que estava fazendo”.

Em uma sessão, o cliente é colocado dentro de uma cabine com temperatura que pode variar de -150ºC a -180 ºC por poucos minutos. Teoricamente, o procedimento promove alívio de dor, razão pela qual a técnica é bastante utilizada por atletas, que antes recorriam ao gelo para obter esse efeito. Clínicas que oferecem a crioterapia também alegam que as baixas temperaturas promovem perda de peso, melhora da circulação e rejuvenescimento.

Existem dois níveis de crioterapia: a leve e a intensiva. A primeira é usada por meio de cremes, géis e sprays que levam cânfora ou mentol em sua composição, causando um resfriamento onde são aplicados. Já na segunda são usados jatos de spray ou sondas previamente resfriadas, que lançam jatos de gelo seco ou nitrogênio liquido, chegando a temperaturas de -196ºC.

A moda começou na Europa, no esporte, onde times de futebol e de rugby compraram as máquinas (chamadas câmaras criogênicas), para “congelar” os atletas. Cristiano Ronaldo, da seleção portuguesa, e Franck Ribéry (foto), da seleção francesa são algumas das principais celebridades adeptas à crioterapia, assim como o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. Na França, cerca de sessenta centros estão equipados para oferecer crioterapia. O Instituto Nacional de Especialização e Desempenho Esportivo da França (INSEP) foi, há seis anos, um dos pioneiros no procedimento.

O procedimento requer o uso de uma máscara no rosto, uma faixa na cabeça que cobre o ouvido, dois pares de meia de lã até os joelhos, dois pares de luva, dois shorts, dois tops (para mulheres), além de faixas nos braços e pernas. Além disso, é necessário passar alguns minutos em frente a um ventilador, para garantir que a pele esteja seca.

VEJA TAMBÉM