Estatísticas e Análises | 3 de março de 2016

Atividades do Dia Mundial do Rim conscientizam sobre como cuidar do órgão

Hospital São Lucas da PUCRS irá realizar medições e prestar esclarecimentos
Oito “regras de ouro” para cuidar dos rins, segundo o Hospital São Lucas

No dia 10 de março, o Serviço de Nefrologia do HSL promove atividades especiais voltadas à comunidade para marcar a passagem do Dia Mundial do Rim. Durante o evento, profissionais e alunos da Instituição e das Faculdades de Medicina e de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS vão realizar medições de pressão arterial e prestar esclarecimentos sobre prevenção de doenças renais, doação de órgãos e nutrição. A equipe da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto passará ainda orientações sobre alongamento e ginástica laboral, além de realizar avaliações de força, flexibilidade e composição corporal. As ações serão desenvolvidas das 8h às 14h na entrada do Hospital (Avenida Ipiranga, 6690), ao lado do campo de futebol. A iniciativa está alinhada à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para a data que terá como tema “A prevenção da doença renal começa na infância”.

A pressão alta e o diabete são os principais causadores das doenças renais, cuja manifestação é silenciosa e só é percebida em estágio avançado. Por isso a importância de prevenir essas enfermidades. A detecção é feita por exames laboratoriais. Os rins são responsáveis pela depuração de elementos resultantes do nosso metabolismo e por ajudar a composição corporal. São importantes na regulação da pressão arterial, além de produzirem e metabolizarem hormônios. Quando há a falência dos rins, o tratamento é a diálise ou o transplante de órgão. O censo de 2013 da SBN apontou que cerca de 100 mil pessoas estavam em diálise no Brasil e estima-se que 31 mil pacientes estejam aguardando para realizar o transplante.

Confira as oito regras de ouro para cuidar dos rins:

*Manter-se ativo;
*Controlar o nível de açúcar no sangue;
*Monitorar a pressão arterial;
*Adotar uma dieta saudável e o controle de peso;
*Manter a ingestão adequada de líquidos;
*Não fumar;
*Evitar a automedicação;
*Checar a função renal quando tiver fatores de alto risco, como diabete, hipertensão, obesidade, familiares com doença renal, e se for de origem africana, asiática ou aborígene.

VEJA TAMBÉM