Geral | 25 de abril de 2020

Associação dos Amigos do Hospital Presidente Vargas ajudará 100 famílias de catadores de coleta seletiva

Alimentos e materiais de higiene serão entregues pela ONG
Associação dos Amigos do Hospital Presidente Vargas ajudará 100 famílias de catadores de coleta seletiva

A Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) vai realizar a primeira entrega, para 100 famílias de catadores de coleta seletiva, de cestas contendo alimentos e materiais de higiene, através da campanha Reciclando Solidariedade, implementada ao lado da POA Solidária. Patrocinada pelo Fundo Luz Alliance, criado pela top Gisele Bündchen em parceria com a BrazilFoundation, a campanha proverá, por 3 meses, alimentos não-perecíveis, hortifrútis e itens de higiene – além de informações sobre cuidados pessoais, prevenção e alimentação saudável – a trabalhadores de unidades de triagem.

As 100 famílias beneficiadas pela primeira entrega são moradores da Vila Santa Teresinha (Centro de Porto Alegre). A ideia da campanha, no entanto, é atrair patrocinadores para que o projeto possa ser estendido a mais comunidades. Em Porto Alegre existem 20 associações, registradas e organizadas que recebem resíduos da coleta seletiva da cidade, aptas a participarem deste projeto, que somam 676 famílias.

Trabalhadores sem renda e com risco de contaminação

A iniciativa foi motivada pela realidade que se apresentou, devido à pandemia, aos trabalhadores da coleta seletiva. Os compradores suspenderam os negócios por falta de demanda, e os catadores ficaram totalmente sem renda. Acrescentou-se a isso o risco latente de possível dispersão do vírus para as comunidades de Porto Alegre, uma vez que os catadores formais e informais triam resíduos recicláveis, que podem estar contaminados.

Sobre a AHMI

A AHMI foi fundada em 2006 por pessoas sensibilizadas pela vocação e pelas carências do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Os recursos levantados pela associação são provenientes unicamente de doações de particulares e empresas. Em 2019, a instituição alcançou 1,2 milhão de reais em doações, entre equipamentos e subsídios. Acesse o site e saiba como ajudar.

Sobre o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Realizando mensalmente uma média de 900 internações, 200 cirurgias, 160 partos e 1.740 atendimentos de emergência, o HMIPV é um hospital municipal que opera exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atende crianças, adolescentes e mulheres oriundos de Porto Alegre e sua região metropolitana, e de outras cidades do Rio Grande do Sul. O HMIPV foi fundado em 1953, sendo atualmente administrado pela Secretaria Municipal de Saúde.]

HPV

 

VEJA TAMBÉM