Associação de Hospitais da Bahia tem novo presidente
Mauro Duran Adan anuncia gestão baseada em três principais pilaresA diretoria que assume a gestão da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) no triênio 2016-2019 foi empossada em solenidade realizada na noite de 11 de agosto, na Associação Baiana de Medicina, no bairro Ondina, em Salvador. O empresário Mauro Duran Adan (foto), com 30 anos de experiência na gestão de empresas no setor saúde, assume a presidência da entidade. A Ahseb é filiada à Federação Brasileira de Hospitais (FBH), com sede em Brasília.
Ao ser empossado, Mauro Duran Adan falou sobre as estratégias, metas e posicionamento que pretende buscar em sua gestão. “Precisamos construir novos caminhos para a Saúde Suplementar da Bahia”, disse ao revelar que quer criar elos com todos os envolvidos do sistema. O novo presidente revelou que fará uma gestão baseada em três principais pilares: reconstrução do modelo atualmente existente buscando o reequilíbrio de forças; o enfrentamento ao detrator de mercado; oferecer treinamento aos associados e prestar serviços de apoio.
A atividade teve início com a palestra “Desafios da Saúde Suplementar”, com o coordenador do Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde (CNS), João de Lucena Gonçalves.
O coordenador do Departamento de Saúde Suplementar da CNS apresentou dados que comprovam a redução do mercado da Saúde Suplementar. Os números mostraram que 20% das operadoras de saúde integram um grupo que responde por 82% do mercado, sendo que a Região Nordeste concentra 12,4% dos usuários do setor. Lucena situou a Bahia em relação a parâmetros do segmento. “Dos 156 hospitais, apenas 12 são acreditados. Dos 532 estabelecimentos, apenas 59 possuem núcleo de segurança”. Conforme a palestra, os desafios e metas da Saúde Suplementar integram a conquista dos direitos, com a real aplicabilidade da Lei 13.003/14, o que ele considerou sendo de curto prazo.
Ao abordar questões jurídicas, Alexandre Zanetti, coordenador jurídico da CNS, apresentou medidas judiciais que estão sendo impetradas pela CNS para garantir que os direitos dos estabelecimentos não sejam lesados, sobretudo com os atos da ANS visando regulamentar a Lei 13003/14. Uma delas é a ação que contesta a limitação da aplicação do IPCA para instituições acreditadas; outra, ainda sendo debatida, é a que questiona as glosas.
Estiveram presentes Marcelo Moncorvo Britto, presidente da Febase; e Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da Fenaess – ambos vice-presidentes da CNS -; além de representantes da FBH e executivos do mercado de saúde baiano.
Após as palestras, Ricardo Pereira Costa, o ex-presidente da Ahseb (triênio 2013-2016) e atual vice-presidente, se pronunciou. “A associação acolhe agora um novo presidente, que assume um trabalho árduo, mas importante”.
Veja composição da diretoria da Ahseb para o triênio 2016-2019:
Presidência – Mauro Duran Adan
Vice-presidência – Ricardo Pereira Costa
Diretor 1 secretário – Antônio Britto
Diretor 1 tesoureiro – Thiago Cavalcanti
Diretor 2 tesoureiro – Alexandre Guerra
Diretor jurídico – Agnaldo Bahia Monteiro Neto
Diretor SUS – Luiz Delfino M. Lopes
Diretoria UCAS – Haroldo Pèon
Diretoria de Saúde Suplementar – Cícero Newton Andrade
Conselho fiscal – Titulares: Flávio Tavares, Nadson Alves Pedreira e Alfonso Carvalho
Conselho fiscal – Suplentes: Jaime Lima, Cícero Dias Ribeiro e Clóvis Figueiredo Souza Filho
Regional Camaçari – Hérika Pedroza e Christiane Macedo
Regional Vitória da Conquista – Lucia Doria e Onildo P. de Oliveira Filho
Regional Itabuna – Andre Wermann e Jorge Viana Dias da Silva
Regional Feira de Santana – Érico Guanais Neto e Antônio Carlos P. de Almeida Filho