Gestão e Qualidade | 9 de junho de 2014

Assinada contratualização do Hospital da Restinga

Cerca de 110 mil habitantes da região serão beneficiados
Assinada contratualização do Hospital da Restinga_Geral

Ocorreu no dia 6 de junho a assinatura do contrato para iniciar a operação do Hospital Restinga e Extremo-Sul. O acordo firmado entre União, governo do Estado, prefeitura de Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento (HMV), definiu as responsabilidades de gestão e manutenção da nova instituição, que prestará atendimento 100% SUS na Capital. As atividades devem ter início a partir de 1º de julho.

Construido para atender a uma comunidade equivalente a 110 mil habitantes de seis bairros da região – Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol -, o hospital terá uma moderna emergência destinada a pacientes adultos e pediátricos, com 25 leitos. Os recursos investidos na construção são decorrentes das isenções fiscais do HMV através do PROADI-SUS. A operação mensal, definida pela contratualização, gira em torno de R$ 4,6 milhões e será custeada pela União (50%), Estado (24%) e Município (26%).

Em pleno funcionamento, o novo hospital terá 810 colaboradores e 170 leitos de internação, sendo 62 para pacientes adultos clínicos ou cirúrgicos, 26 para pacientes clínicos pediátricos, seis para gestantes, 12 para pós-parto, cinco para cuidados intermediários de recém-nascidos, 10 para UTI e 49 de passagem.

A capacidade será de até 13 mil atendimentos mensais. A emergência adulto e pediátrica vai funcionar conforme normas internacionais de segurança e qualidade, que incluem modernos equipamentos como tomógrafo e raio-x. Os atendimentos obedecem à classificação de risco definindo tempos de atendimento conforme a gravidade de cada caso.

O Hospital Restinga e Extremo-Sul é fruto da parceria público-privada (governos federal, estadual municipal e Hospital Moinhos de Vento), cujo projeto é horizontalizado e sustentável. Ocupa um terreno com área de 41.670 m², sendo 19.148 m² de edificações com menos gasto de energia dentro do conceito sustentável, com climatização central em todo prédio, sensores de iluminação, entre outras facilidades.

VEJA TAMBÉM